O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TCU e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões de Concursos

Foram encontradas 419 questões

Q821470 Metalurgia

Uniões fixas são aquelas que se caracterizam pela impossibilidade de separar as peças previamente unidas sem danificar o conjunto. Os procedimentos mais utilizados e que merecem destaque para esse tipo de união são: Soldagem, Brasagem e Colagem.

Avalie as afirmações sobre esses três procedimentos.

I. A soldagem tem, como um dos seus processos, o caldeamento, isto é, aquecer a área a ser soldada com uma fonte concentrada de calor que leva à fusão incipiente do metal, devendo-se adicionar metal de enchimento na junta.

II. A brasagem consiste na união de metais através do aquecimento abaixo da temperatura de fusão dos mesmos, adicionando-se uma liga de solda (metal de adição) no estado líquido, a qual penetra na folga entre as superfícies a serem unidas.

III. A colagem é um processo de união inter-metálica que consiste em unir partes metálicas ou não, através da adição de uma substância com grande poder adesivo.

IV. As vantagens da soldagem em relação à brasagem são: maior resistência sob elevadas temperaturas de atuação, praticamente sem limitações sobre a dimensão das peças; menor preparação das partes e metal de adição de menor custo.

Está correto apenas o que se afirma em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q821464 Metalurgia

Indique a opção que completa corretamente as lacunas da assertiva a seguir.

A máquina de trefilar _____________ contém um sistema de tração do fio, para conduzi-lo através do furo da fieira, constituído de um anel tirante que primeiro acumula o fio trefilado para depois permitir o seu movimento em direção a uma segunda fieira. Já para a trefilação de fios metálicos de pequenos diâmetros, as máquinas ___________________ são as mais utilizadas.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q821463 Metalurgia

A laminação é um processo de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um metal na forma de barra, lingote, placa, fio, ou tira, pela passagem entre dois cilindros com geratriz retilínea ou contendo canais entalhados de forma mais ou menos complexa. Um tipo de cadeia de laminação é usado na laminação de barras de aços especiais e consiste em dois conjuntos duos, com sentidos de movimento opostos, colocados em planos verticais paralelos e montados numa cadeira de laminação única.

Essa cadeia é conhecida como

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q821445 Metalurgia

O processo de soldagem por arco elétrico com gás de proteção, cuja sigla em inglês é GMAW (Gas Metal Arc Welding), mais conhecido como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas e MAG – Metal Active Gas), trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão. A regulagem adequada da vazão de gás é de fundamental importância para garantir a qualidade da solda.

Qual o nome do medidor de gás normalmente utilizado para se medir a vazão de gás no processo de soldagem MIG/MAG e onde ele fica instalado?

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q821441 Metalurgia

O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa o trabalho de usinagem (o torno) ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transformá-lo numa peça bem definida, tanto em relação à forma como às dimensões. Durante o torneamento, conforme a figura a seguir, 3 movimentos básicos são executados.

Qual opção contém a denominação na sequência correta de cada movimento do processo de usinagem exibido na figura?

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: A
5: B