Questões Militares Para sargento do exército

Foram encontradas 828 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3372024 Engenharia de Transportes e Trânsito
Sobre os portos, hidrovias e ferrovias brasileiras, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3372020 Geografia
No primeiro ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), os alunos são distribuídos entre as 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE), supervisionadas pela ESA, localizadas de norte a sul do território nacional conforme figura ao lado.
O aluno, ao se instalar em uma das UETE, estará inserido, conforme a classificação climática do IBGE (base na medição sistemática da temperatura e nos índices pluviométricos em estações meteorológicas), no seguinte clima zonal: 

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3372016 História
A Revolução Pernambucana foi a única rebelião de caráter emancipacionista e republicano, durante o governo de D. João, que ultrapassou a fase da mera conspiração. Marque a alternativa que possui apenas causas da eclosão da Revolução Pernambucana:

I. O apoio incondicional dos Pernambucanos ao governo do Príncipe D. João.
II. A fome no nordeste provocada pela seca de 1816.
III. A concorrência do algodão produzido pelos Norte-Americanos e do açúcar produzido nas Antilhas, que baixavam os preços desses produtos no mercado internacional.
IV. As ideias Monarquistas inspiradas na Revolução Francesa.
V. O crescente aumento dos impostos, após a chegada da corte portuguesa ao Brasil.
Alternativas
Q3372015 História
Durante o primeiro século de colonização portuguesa, o território brasileiro era povoado majoritariamente ao longo de sua faixa litorânea, desde Natal até Cananeia. Foi só a partir do Século XVII que se iniciou um processo de interiorização territorial da colônia, conforme podemos observar nas imagens abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Podemos enumerar como causas que levaram os colonizadores a avançar em direção ao interior, exceto:
Alternativas
Q3372012 Literatura
TEXTO VIII
Soneto de Fidelidade


Tendo em vista o Soneto de Fidelidade (Texto VIII) e os estudos clássicos sobre Gêneros Literários, identifique qual alternativa possui uma análise plenamente correta:
Alternativas
Q3372011 Literatura
TEXTO VIII
Soneto de Fidelidade


A partir do Soneto de Fidelidade (Texto VIII) e das declarações destacadas na enumeração a seguir, assinale a alternativa que melhor justifica a sua versificação:

I- É um poema escrito em redondilha maior, com versos de sete sílabas, chamados de heptassílabos.
II- É um poema com versos decassílabos ou alexandrinos, agrupados em duas quadras e em dois tercetos.
III- Os versos são compostos por três rimas, “ento”, “ure” e “ama”.
IV- Os versos possuem tercetos não tradicionais aos que se estudam em sonetos italianos.
Alternativas
Q3372007 Literatura
TEXTO VI
Caramuru: poema épico

Canto I

Tendo em vista o poema Caramuru (Texto VI), identifique a Escola Literária à qual a obra pertence:
Alternativas
Q3372006 Português
TEXTO IV

Canto de regresso à pátria 


Com base nas poesias (Texto IV e Texto V), identifique a temática comum central dos dois textos:
Alternativas
Q3372005 Literatura
TEXTO III


    [...]

   Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra.

   Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição.

   A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas.

   Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.

   [...]


DE ASSIS, M. Quincas Borba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/INL, 1976. (Fragmento).
A obra machadiana, representada por seus romances e contos, possui duas fases e o livro “Quincas Borba” se encontra na fase da maturidade de Machado, a qual se estabelece, essencialmente, por possuir um teor problematizador, levantando indagações sobre a existência humana, que acaba por ampliar os limites criativos da própria literatura. Nesse contexto, a partir de discussões de vários críticos literários, é muito limitador estabelecer uma Escola Literária única para o autor em questão, contudo, tendo em vista os fatores históricos e características pontuais como as mencionadas, deve-se depreender que a obra é:
Alternativas
Q3372000 Português

TEXTO I

Canção do Expedicionário



Observe o trecho abaixo extraído do Texto I:
“Venho do além desse monte”
Assinale a alternativa que faz a análise morfossintática correta do trecho:
Alternativas
Q3371999 Português

TEXTO I

Canção do Expedicionário



Observando a Canção do Expedicionário (Texto I), identifique a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3371998 Matemática
A figura abaixo ilustra a propriedade refletora da hipérbole. Se um raio partir de um ponto A e seguir em direção a F2, então ele é refletido pela hipérbole, no ponto P, e segue em direção a F1.

Imagem associada para resolução da questão

Considere a hipérbole 4x 2 − 5y 2 = 20 de focos F1 e F2, com F1 à esquerda de F2. Qual das retas abaixo dá a direção do raio que deve partir do ponto A(1,3) para ser refletido no ramo da direita da hipérbole e caminhar em direção a F1?
Alternativas
Q3371997 Matemática
Um cone circular reto de altura H e raio R deverá ser seccionado por um plano α paralelo à base. A secção determina dois sólidos de mesmo volume. Qual a distância entre α e o plano da base do cone?
Alternativas
Q3371995 Matemática
Os determinantes são ferramentas com aplicação em diversas áreas de engenharia. Em engenharia de controle, é comum modelar sistemas de controle por meio de matrizes paramétricas. Os engenheiros podem avaliar o comportamento do sistema pelas raízes do polinômio dado pela igualdade det(A − λI) = 0, em que A é a matriz com os parâmetros do sistema; λ é a variável a ser analisada, chamada de autovalores; e I a matriz identidade com a mesma dimensão de A. Dada a equação abaixo, podemos afirmar que os valores de λ que satisfazem a igualdade são:

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3371994 Matemática
O Batalhão de Comando e Serviços da ESA é composto por n homens e m mulheres e foi acionado para uma operação no centro da cidade de Três Corações – MG. O Comandante do Batalhão deve formar um grupamento com r militares, r ≤ n e r ≤ m. Assim, o número de grupamentos que podem ser formados é dado por: 
Alternativas
Q3371993 Física
Uma das atividades previstas para comemorar o aniversário da ESA, foi uma competição de tiro. Essa competição consistia em lançar um alvo móvel e o atirador efetuar um disparo para tentar acertá-lo. Em uma das rodadas, a trajetória do alvo foi dada por f(t) = − 2/9 t2 + 4/3 t, em que t é o tempo, em segundos, após o disparo. A altura do alvo é representada, em km, por f(t). Após um segundo, e do mesmo local de onde o alvo foi lançado, o atirador inclinou sua arma 45º, realizou um disparo retilíneo e acertou o alvo. Qual a altura do alvo quando ele foi atingido?
Alternativas
Q3371992 Matemática
A ESA terá que elevar a cumeeira do telhado de sua garagem (ponto “C”) para possibilitar a entrada da nova viatura blindada adquirida pelo Exército Brasileiro. Para isso, deverá elevar a cumeeira do telhado da garagem do ponto “C” para o ponto “B”, de modo que a inclinação α do telhado seja dobrada. Sabe-se que: AD̅̅̅̅ = 5m, CD̅̅̅̅ = 1m e CÂD = α. Em quantos metros, aproximadamente, a cumeeira do telhado deverá ser elevada? 

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3371988 Matemática

Observe o polinômio abaixo:


p(x) = (x 3 + 2x 2 + 3x − 3)  ∙ (x 2 + x + 1) n


Qual o valor do número natural n para que a soma dos coeficientes do polinômio acima seja 729?

Alternativas
Q3371987 Matemática
Sejam a ∈ ℤ e n ∈ ℕ. Sabendo que no desenvolvimento de (x + a) n , o terceiro termo é igual a 60x 4 e a soma de todos os números binomiais é igual a 64, marque a alternativa que indica o valor de a 2 + 2n.
Alternativas
Q3371986 Matemática
A figura abaixo mostra o triângulo ABC circunscrito em uma circunferência de centro O e raio 3 cm. Determine o perímetro da região sombreada. Considere: BÂC = 90º, α = 30º e π = 3,14.

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: D
6: E
7: A
8: C
9: B
10: B
11: B
12: A
13: A
14: C
15: A
16: E
17: B
18: B
19: C
20: D