O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 60 questões

Q536755 Engenharia Química e Química Industrial
Da qualidade dos métodos empregados no revestimento e na limpeza das superfícies metálicas vai depender a boa aderência e a impermeabilidade da película, que são evidentemente condições essenciais para que haja proteção adequada. Sobre as técnicas mais frequentemente usadas para aplicação de revestimentos metálicos é incorreto afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q536754 Engenharia Química e Química Industrial

A característica básica de uma membrana fickiana é que a difusão do penetrante obedece à lei ordinária da difusão. Analise a figura abaixo. 

 


Sobre a difusão de um gás por uma membrana polimérica amorfa que não apresente variação de volume, analise as afirmativas.

I. Devido às características da membrana, o fluxo global do soluto será governado pela contribuição difusiva, sendo dado pela equação que é, particularmente, válida quando o penetrante apresenta baixa dz solubilidade em relação ao material de que é feita a membrana.

II. A força motriz para o transporte do difundente é a diferença de concentração entre a alimentação do gás e a sua saída.

III. Para que a difusão do penetrante obedeça à lei ordinária da difusão, a mobilidade do soluto deve ser muito maior se comparada à mobilidade dos segmentos de polímero da cadeia polimérica.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q536753 Química
Pode-se considerar que ocorrem no mecanismo eletroquímico reações químicas que envolvem transferência de carga ou elétrons através de uma interface ou eletrólito. Sobre o processo eletroquímico de corrosão, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
( ) No meio não aerado, o hidrogênio pode ficar adsorvido na superfície do catodo, polarizando a pilha formada com conseqüente redução do processo corrosivo.
( ) Se o oxigênio puder ser rápido e uniformemente fornecido a uma superfície metálica, é possível reparar fraturas que ocorram na película, diminuindo-se, assim, a velocidade de corrosão.
( ) O cobre tem uma velocidade de corrosão rápida em presença de ácidos não oxidantes, e em presença de oxigênio este vai funcionar como estimulador de corrosão.

( ) A corrosão eletroquímica será tanto mais intensa quanto maior o valor do pH.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q536752 Engenharia Química e Química Industrial

O refluxo é usado, com mais generalidade, na extração em fase líquida e na destilação, embora o seu princípio seja aplicável a qualquer operação multiestágio em contracorrente. Analise a figura abaixo. 


Sobre a figura cascata multiestágio com refluxo da fase L e aplicações do refluxo, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta. ( ) O refluxo apresentado na figura é raramente usado na destilação, pois requer a adição de uma corrente de vapor extra Vn+1. Usa-se o refluxo simples, ocasionalmente, quando se quer separar água de um componente mais volátil; então a corrente Vn+1 é constituída por vapor de água. ( ) O número de estágios de equilíbrio necessários para uma dada separação pode ser calculado por Δ = L0 + Vi= LnVn+1 ( ) Um balanço total de massa em toda a cascata é F = V0 + D + LN + VN+i. ( ) Na extração líquido-líquido, o refluxo do extrato (L0) pode ser empregado para se ter maior recuperação do soluto no extrato. Neste caso, o solvente é removido de Vi, no separador de solvente (C), para produzir o líquido (Lc) com uma concentração baixa de solvente, parte do qual é o extrato produto (D) e outra parte é o extrato refluxo (L0).
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q536751 Engenharia Química e Química Industrial
O estado intensivo de um sistema em equilíbrio é estabelecido quando sua temperatura, sua pressão e a composição de todas as suas fases são especificadas. Consequentemente, estas são variáveis desse conjunto que devem ser especificadas arbitrariamente para fixar os valores de todas as variáveis restantes da regra das fases, e assim o estado intensivo do sistema. Sobre regras das fases são feitas as seguintes afirmativas:
I. Quando F=0, o sistema é invariante.
II. Uma solução líquida de álcool em água em equilíbrio com o seu vapor possui um grau de liberdade 3.
III. A adição de um gás inerte a um sistema formado por água em equilíbrio com o seu vapor altera as características do sistema.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: C