Questões Militares
Foram encontradas 921 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Excerto I.A maioria das plantas possuem as folhas com grandes superfícies de exposição, geralmente finas porque a área de superfície para a captura da luz é mais importante que o restante do corpo. Os caules rígidos sustentam suas partes acima do solo.
Excerto II.Para obterem carbono, as plantas assimilam oxigênio diretamente do ar e ao mesmo tempo, perdem água por evaporação do tecido de suas folhas para a atmosfera. Dessa forma, as plantas precisam de suporte constante de água, por isso elas precisam estar firmemente enraizadas ao solo, num contato constante com a água contida nele.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003 (modificado).
Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.
Em queimaduras, parte das diferentes células que migram para os locais de lesão fabrica grande quantidade de colágeno, elemento fundamental ao processo de cicatrização.
O tipo celular responsável por produzir colágeno é denominado:
Os batimentos cardíacos são controlados por correntes elétricas, iniciadas a partir do nódulo sinusal, que percorrem todo o miocárdio.
No coração, essas correntes elétricas resultam, em um primeiro momento, no seguinte processo:
Amônia, ureia e ácido úrico são as principais excretas nitrogenadas liberadas pelos animais. Sabe-se que a maior ou menor complexidade das moléculas excretadas leva a um maior ou menor consumo de energia durante sua síntese.
O grupo de animais vertebrados que possui maior gasto energético na síntese de sua principal excreta nitrogenada é:
O permafrost, nome dado ao solo permanentemente congelado com temperatura abaixo de 0 °C por dois anos ou mais, contém material orgânico que se decompõe lentamente. Em função do aquecimento global, esse tipo de solo tem sofrido acentuado derretimento, agravando o efeito estufa.
Isso se explica pois, no descongelamento do permafrost, libera-se o seguinte gás:
Na síndrome da autocervejaria, o sistema digestório produz etanol, levando à intoxicação do organismo. Para o tratamento, além do uso de medicamentos, indica-se reduzir a ingestão de diversos tipos de nutrientes que favorecem essa disfunção.
Um desses nutrientes é:
O feocromocitoma é um tumor originado pela proliferação anormal das células da medula das glândulas adrenais.
Em fase avançada, em função da região da glândula afetada, um sintoma típico desse tumor é:
A terapia com indutores químicos pode ser utilizada no tratamento das mutações sem sentido, que alteram a sequência de um gene e geram um dos três diferentes códons de parada: UAG, UGA ou UAA. As substâncias empregadas nesse tipo de terapia atuam nos ribossomos e evitam a leitura desses códons de parada, permitindo a expressão total da proteína codificada.
Por essas características, conclui-se que os indutores químicos atuam durante o processo de:
Em casos de dispepsia funcional, condição gastrointestinal que pode ser associada a fatores emocionais, há liberação excessiva de ácido clorídrico pelo organismo. Dentre as alterações fisiológicas provocadas por essa condição, estão dor ou sensação de queimação no estômago e desconforto abdominal.
Essas alterações ocorrem devido ao estímulo direto do seguinte ramo do sistema nervoso:
Doenças de orelha e garganta são tratadas pela mesma especialidade médica, a otorrinolaringologia, em função da origem desses órgãos a partir de estruturas comuns.
Tais estruturas são denominadas:
Uma importante doença transmitida por meio de esporos bacterianos é
A análise das informações taxonômicas contidas nos nomes científicos permite afirmar, com certeza, que tais mamíferos
I, II e III representam, respectivamente, os organismos
Tal relação é classificada como
Aquecimento do oceano é apontado como principal motivo. Monitoramento conta com boia, instalada na Baía dos Golfinhos, que registra a temperatura da água. A coleta de dados foi feita por estudiosos do Programa Ecológico de Longa Duração nas ilhas oceânicas brasileiras (Peld-Iloc), em parceria com o Projeto Coral Vivo e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
(https://g1.globo.com)
Os corais são organismos marinhos