Questões Militares Comentadas para farmacêutico

Foram encontradas 103 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Farmácia |
Q2260933 Farmácia
Pertencem à lista de substâncias de uso proscrito no Brasil as substâncias
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Farmácia |
Q2260931 Farmácia
De acordo com a Lei no 13.021 de 8 de agosto de 2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173769 Farmácia
J. M. S., 67 anos, possui hipertensão arterial sistêmica, diabetes e transtorno de ansiedade generalizada e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a sepse secundária a uma ferida em pé direito. Está em uso de linezolida 600mg via endovenosa de 12/12 horas há três dias, após crescimento em cultura de MRSA (Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina) resistente à vancomicina. Nesta manhã, durante corrida de leito multiprofissional foi aventada a possibilidade de iniciar venlafaxina para o Sr. J. M. S. para tratamento concomitante de dor neuropática e do transtorno de ansiedade. Nesse caso, assinale a alternativa CORRETA indicando qual deve ser a conduta do farmacêutico. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173767 Farmácia
A Portaria Nº 344 de 12 de maio de 1998 aprovou o Regulamento Técnico sobre substâncias entorpecentes, psicotrópicas, precursoras e outras sob Controle Especial. Considerando que muitas das substâncias constantes na lista dessa portaria fazem parte da rotina hospitalar, analise as assertivas abaixo:

I. A dispensação hospitalar de benzodiazepínicos para pacientes que fazem uso contínuo do medicamento em domicílio, pode ocorrer mediante prescrição semanal, subscrita em papel privativo do estabelecimento.
II. Amitriptilina quando utilizada para neuropatia diabética e carbamazepina quando prescrita para nevralgia do trigêmeo deixam de integrar as listas constantes nesse Regulamento Técnico, sendo dispensadas sem retenção de receita.
III. Em hospitais, medicamentos como metadona, morfina e midazolam, poderão ser dispensados aos pacientes internados, mediante receita privativa da instituição, subscrita por profissional em exercício no local não sendo exigida a notificação de receita.
IV. As substâncias constantes das listas dessa portaria e de suas atualizações, existentes nos estabelecimentos hospitalares, deverão ser, obrigatoriamente, guardadas sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para esse fim, sob a responsabilidade do farmacêutico.
V. Paciente que receber alta hospitalar com loperamida deverá receber a prescrição médica em duas vias, uma vez que por interagir com receptores opioides periféricos, a venda desse medicamento apenas ocorrerá mediante retenção de receita.

Estão CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Q2172611 Direitos Humanos
O Pacto de São Jose da Costa Rica, dentre outros aspectos, disciplinou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Sobre a referida Comissão, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: B
5: B