Questões Militares Comentadas para professor - história
Foram encontradas 29 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A inflação chegou a cair, passando de 12,7% em março de 1985, para 7,2% em abril. Mas ela não cederia: diante de problemas diversos, sobretudo na produção agrícola, a inflação chegou a 14% em agosto. Um novo ministro da Fazenda foi nomeado, Dílson Funaro. Ele manteve, por algum tempo, uma abordagem cautelosa, mas a inflação chegaria a 16,2% em janeiro de 1986. Em fevereiro de 1986, o governo Sarney implantou o Plano Cruzado.
(Carlos Fico, História do Brasil contemporâneo. Adaptado)
É correto afirmar que o Plano Cruzado, entre outras medidas, estabeleceu
Com todos os seus defeitos, a Constituição de 1988 repetiu o avanço ocorrido no país especialmente na área da extensão de direitos sociais e políticos aos cidadãos em geral e às chamadas minorias.
(Boris Fausto, História do Brasil)
São preceitos presentes na Carta de 1988:
O governo detinha a maioria no Congresso Nacional, de modo que era impossível conseguir a aprovação da Emenda Dante de Oliveira sem o apoio de parlamentares governistas. A Campanha das Diretas foi tão impactante que muitas pessoas acreditaram na vitória. Prevendo manifestações que, de fato, ocorreram, o governo decretou a aplicação de “medidas de emergência” em Brasília. Quando a derrota foi confirmada, a TV mostrou a imagem de pessoas chorando pelo Brasil afora. A proposta foi vencida por uma diferença de apenas 22 votos.
A campanha foi derrotada, mas deixou consequências importantes.
(Carlos Fico, História do Brasil contemporâneo. Texto adaptado)
Segundo Fico, o Diretas Já, do ponto de vista simbólico, marcou a retomada, pelo povo, da bandeira e do hino nacional. Já do ponto de vista político,
O movimento operário veio à tona, no governo Geisel, com novo ímpeto e novas feições. A reconstrução do sindicalismo populista era inviável porque o regime não se assentava, nem pretendia se assentar, no movimento operário organizado.
(Boris Fausto, História do Brasil)
Sobre o novo sindicalismo, a partir dos anos 1970, é correto afirmar que
Até o suicídio, havia manifestações pedindo a renúncia de Vargas, inclusive na TV, no rádio e em jornais como O Estado de São Paulo. Em frente ao Catete, centenas de curiosos esperavam sua destituição. Na Faculdade de Direito de São Paulo, os estudantes portavam um “R” (de renúncia) na lapela. Na verdade, o governo de Vargas estava impopular, sobretudo por causa da crescente inflação e da consequente alta do custo de vida.
(Carlos Fico, História do Brasil contemporâneo)
Segundo Fico, com a notícia do suicídio e a divulgação da carta-testamento,