O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Toda aprovação começa com um plano

Planos a partir de 12,00/mês

Questões Militares Comentadas para fundep (gestão de concursos)

Foram encontradas 212 questões

Q1834904 Química

A partir do dia 24 de março de 2021, o Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, passou a funcionar como um posto fixo para campanha de vacinação contra a Covid-19. As vacinas contra a Covid-19 foram desenvolvidas muito rapidamente e sua constituição química pode variar dependendo da vacina e do fabricante. A vacina da Pfizer, por exemplo, possui em sua constituição, dentre várias substâncias, cloreto de sódio (NaCl), dihidrogenofosfato de potássio (KH2 PO4 ), sacarose (C12H22O11) e fosfato de sódio (Na3 PO4 ).


A respeito das propriedades físico-químicas das substâncias presentes na vacina da fabricante Pfizer, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1834903 Química

Conforme descrito pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, um incêndio destruiu parte de uma casa no norte do estado de Minas Gerais. O acidente ocorreu quando uma criança de 4 anos brincava com uma caixinha de fósforos.


Disponível em: https://www.otempo.com.br/cidades/paisdeixam-crianca-de-4-anos-brincar-com-fosforo-e-casa-eincendiada-em-mg-1.2430627. Acesso em: 3 ago. 2021 (adaptado). 


Na ponta do palito de fósforos existem várias substâncias, entre elas o trissulfeto de tetrafósforo (P4 S3 ). Essa substância inflama-se na presença de oxigênio, conforme descrito na equação química não balanceada a seguir:


P4 S3(s) + O2(g) → P4O10(s) + SO2(g)


Considerando que um palito de fósforo é constituído por 1.000 mg dessa substância, que por sua vez possui 40% em massa de trissulfeto de tetrafósforo, qual é a massa mais próxima do gás dióxido de enxofre (SO2 ), produzida quando um palito de fósforo se queima completamente? 

Alternativas
Q1834902 Química

Um dos equipamentos essenciais utilizados pelo militar do Corpo de Bombeiros é o capacete de segurança. O capacete é feito para proteção integral do crânio e da face contra os choques mecânicos, as chamas e o calor. Sua estrutura externa é moldada em poliamida, um polímero de cadeia longa que contém o grupo amida.


O grupo funcional que faz parte da constituição química da poliamida é o:

Alternativas
Q1834901 Química

Acidentes com gases tóxicos se tornam cada vez mais frequentes no Brasil. Segundo especialistas militares do Corpo de Bombeiros, o gás tóxico presente em unidades frigoríficas, indústrias de pescados e laticínios e em unidades de refrigeração industrial é o responsável por grande parte dos acidentes.


Esse gás apresenta um odor característico forte, quimicamente sua molécula é polar, e a sua estrutura contém quatro nuvens eletrônicas ao redor do átomo central, por meio da qual esse átomo apresenta um par de elétrons não ligante.


De acordo com as características da estrutura química desse composto gasoso, qual é a sua fórmula molecular? 

Alternativas
Q1834900 Química

Uma das ações do Corpo de Bombeiros Militar é orientar os banhistas de rios e lagoas quanto aos riscos de nadarem alcoolizados. Esses banhistas estão sujeitos ao afogamento, pois, ao consumirem álcool, ficam com a coordenação motora comprometida e perdem a percepção do perigo. Para ficar embriagada, uma pessoa que pesa 70 kg precisa ingerir 15 mL de etanol puro, que se acumula na corrente sanguínea, deixando-a sujeita ao afogamento.


Com base nas condições descritas e considerando que o teor alcoólico de uma cerveja seja de 5% V/V, qual quantidade mínima dessa bebida, em mililitros, ingerida por um indivíduo, poderia caracterizar sua embriaguez?

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: C