Questões Militares

Foram encontradas 48 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2118071 Atualidades
Por que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022?
A invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu no início de 2022. Ela foi motivada pelo avanço da Otan no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os dois países envolvidos. "Por que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022? Trata-se de algo multifatorial. A Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro de 2022, após uma escalada nas tensões que haviam tido início poucos meses antes. Algumas das motivações que conduziram a esse cenário no Leste Europeu, como a maior aproximação da Ucrânia com organizações como a Otan e a União Europeia, são compreendidas mediante a análise das relações históricas entre ambos os países"
GUITARRARA, Paloma. "Por que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ geografia/por-que-a-russia-invadiu-a-ucraniaem-2022.htm. Acesso em 23 de dezembro de 2022.
Entre as relações históricas citados no texto e que estão entre as razões apontadas pela Rússia para justificar a guerra podemos citar a(o) 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2023 - PM-SP - Soldado PM de 2a Classe |
Q2100330 Atualidades
O Ministério da Defesa da Polônia afirmou, no dia 21 de novembro de 2022, que irá propor a instalação de sistemas de defesa aérea adicionais ao longo de fronteira da Ucrânia, devido aos amplos ataques aéreos resultantes da invasão russa ao país vizinho.
(Veja. Disponível em https://bityli.com/xVNVeRHNX. Acesso em 28.11.2022. Adaptado)
A intenção do governo polonês se reporta ao acontecimento de 15 de novembro, quando
Alternativas
Q2056291 Atualidades
Alteração relevante nas regras de patentes de medicamentos, que opunham setores farmacêuticos de genéricos e de medicamentos patenteados, foi decidida em maio de 2021. Foi derrubado trecho da Lei de Propriedade Industrial (LPI) que prevê extensão do prazo de patentes em caso de demora na análise pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Foi responsável pela alteração das regras o
Alternativas
Q1970822 Atualidades

As crises globais e o sistemático aumento das instabilidades sociais e garantias de boa qualidade de vida tem impactado na distribuição populacional do mundo contemporâneo. Estimativas realizadas pela ACNUR revelam que, somente em novembro de 2021, mais de 1.500 pessoas morreram tentando cruzar o Mar Mediterrâneo. O número só não foi maior pois ONGs se movimentaram para resgatar outros em segurança, deportando-os novamente para seus países de origem.


Sobre o problema das migrações internacionais no Mar Mediterrâneo, assinale as afirmações como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): 


( ) A maior parte de imigrantes que tentam a travessia pelo Mediterrâneo é de africanos da África Subsaariana, que tentam sair de países com altos índices de insegurança social e instabilidade política e econômica, como a Ruanda e a Etiópia.

( ) Os problemas mais recentes estão concentrados no Egito, que desde a Primavera Árabe tornou-se um Estado de exceção, com guerras civis entre egípcios e árabes na região da Península do Sinai.

( ) Os incentivos políticos e fiscais criados pelos países europeus para a oferta de trabalho nas capitais da Europa Ocidental tem levado a muitos residentes do Oriente Médio e África Setentrional a migrarem para a Europa Mediterrânea.

( ) Por causa da grande heterogeneidade étnica, conflitos políticos e geopolíticos desde o início da década de 2010 e a desconcentração da produção, a estabilidade social no norte africano (Líbia e Tunísia, principalmente) tornou-se cada vez mais fragilizada, forçando imigrações ilegais pelo mediterrâneo.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.

Alternativas
Q1893084 Atualidades
Grécia constrói muro de 40 km para barrar entrada de refugiados afegãos
“Não podemos esperar, passivamente, pelo possível impacto”, disse o ministro da proteção ao cidadão da Grécia, Michalis Chrisochoidis, em visita à região de Evros na sexta-feira (20/8). “Nossas fronteiras permanecerão invioláveis”, afirmou. Em uma conversa telefônica com o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que um aumento acentuado no número de refugiados que deixam o Afeganistão pode representar “um sério desafio para todos”.
Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2021/08/grecia- constroi-muro-de-40-km-para-barrar-entrada-de-refugiados-afegaos.html. Acesso em: 24 ago. 2021
A notícia representa um desdobramento da tensão crescente que se abateu sobre o Afeganistão. Tal tensão é resultado da (do)
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: E
5: D