Questões Militares

Foram encontradas 29 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2197107 História
No dia 1º de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai assinaram o Tratado da Tríplice Aliança para atuarem contra o Paraguai.
Nessa oportunidade escolheram para exercer a função de Comandante-em-Chefe das forças aliadas, para a invasão do Paraguai: 
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029685 História
Essa cristandade [na América colonial espanhola] não poderia ser a simples reprodução do modelo europeu, então dilacerado pelo cisma luterano, e depois pelas guerras de religião. Ela exigia o estabelecimento rápido de uma infra-estrutura material colossal (...), pois reunia populações novas, vindas da Europa e da África (...), e muitos milhões de autóctones a evangelizar (...). Em menos de um século, dioceses, províncias monásticas, oficialidades, bispos, um clero secular e regular (...) desdobraram um tabuleiro humano e institucional imitado da Península, sob olhar vigilante da Coroa espanhola. Bernand, C.; Gruzinski, S. História do Novo Mundo 2: As Mestiçagens. São Paulo: EDUSP, 2006, p.348. (Texto adaptado).
Tendo o texto acima como ponto de partida, marque a alternativa correta sobre a evangelização católica na América colonial espanhola. 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015243 História

Considere o seguinte extrato da declaração de independência haitiana:

         

         1º de janeiro de 1804

         O General em Chefe ao Povo do Haiti,

      Cidadãos – compatriotas –, eu reuni, neste dia solene, os corajosos comandantes que, às vésperas de receber o último suspiro da liberdade agonizante, derramaram seu sangue para preservá-la. Estes generais, que comandaram as lutas de vocês contra a tirania, ainda não terminaram. A reputação francesa ainda obscurece nossas planícies: todas as coisas evocam a lembrança das crueldades daquele povo bárbaro. Nossas leis, nossos costumes, nossas cidades, tudo encerra características dos franceses. Ouçam o que estou dizendo! Os franceses ainda têm um pé em nossa ilha! E vocês se creem livres e independentes daquela república, que combateu todas as nações, é verdade, mas nunca conquistou aqueles que seriam livres!


(Transcrição a partir da versão publicada em David Armitage, Declaração de independência: uma história global. São Paulo: Companhia das Letras, 2011).


Com base nesse fragmento e nos conhecimentos sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas sobre a Revolução Haitiana (1791-1804) e seu significado para as independências americanas:


1. Antes de se chamar Haiti, a ilha se chamava Santo Domingo e estava sob domínio espanhol, sendo invadida pelos franceses a mando de Napoleão.


2. O Haiti foi a primeira república das Américas a se libertar da dominação europeia e abolir a escravidão.


3. A particularidade da revolução haitiana é que foi dirigida por escravos, libertos e mulatos e inspirada nos princípios que os próprios franceses teriam levantado durante sua revolução.


4. A revolução haitiana contou com o apoio de escravos e libertos da colônia espanhola de Cuba.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1986583 História

Quando o terremoto de 1812 sacudiu Caracas e outras cidades da Venezuela, a posição da Igreja foi a de afirmar que este fora um castigo de Deus pela revolta contra o rei e a Igreja.

(Maria Ligia Prado e Gabriela Pellegrino, História da América Latina)


Prado e Pellegrino consideram que, durante o processo de independência da América espanhola, a Igreja Católica, enquanto instituição hierarquizada,

Alternativas
Q1893086 História
Simón Bolívar [...], em 1817, [...] tornou-se a figura focal na mobilização de uma aliança de ricos latifundiários, de interesses urbanos e dos pobres. [...] Lamentavelmente, sua aspiração por uma república americana panlatina se estilhaçou quando as elites locais, que haviam ficado felizes por ele expulsar os espanhóis, recusaram-se a dar-lhe o controle da região. [...] Suas esperanças para a unidade latino-americana foram frustradas pelas elites locais que ele ajudou a chegar ao poder contra a Espanha e ele amargamente assinalou: “Aqueles que fizeram a revolução lavraram o mar”.
ALMOND, Mark. O Livro de Ouro das Revoluções. Movimentos políticos que mudaram o mundo. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2016. p 51-52.

De acordo com o texto, os planos de Simón Bolívar foram frustrados porque
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: D
5: C