O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Garanta o seu lugar em nosso lançamento para ter acesso a ofertas exclusivas! QUERO PARTICIPAR AGORA

Questões de Concursos

Foram encontradas 5 questões

Q661683 História

Graças à bem-sucedida industrialização substitutiva das importações, conduzida nas décadas de 1950, 1960 e 1970, o Brasil se ergueu à posição de nona potência econômica do mundo. É hoje um país mal desenvolvido por ter adotado um padrão de crescimento socialmente perverso. Ostenta uma das mais regressivas repartições da renda no mundo, com diferenças abismais entre a minoria dos ganhadores e a massa dos sacrificados.

(Ignacy Sachs. Quo Vadis, Brasil? In Ignacy Sachs, Jorge Wilheim e Paulo Sérgio Pinheiro (org.). Brasil: um século de transformações, 2001.)

A partir do fragmento, é correto considerar:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q661682 História
Leia as afirmações sobre as constituições republicanas brasileiras.
I. Inspirada na Constituição dos Estados Unidos, a Carta de 1891 optou pela organização federalista. II. A Constituição de 1934 trouxe como importante novidade a presença do voto secreto. III. A Carta de 1937 foi apelidada de polaca, pois foi inspirada na Constituição fascista da Polônia. IV. As Constituições de 1946 e de 1967 são consideradas as mais liberais da história republicana, pois reconheceram o direito de voto aos analfabetos e reforçaram o Poder Judiciário. V. A Carta de 1988, chamada de Constituição Cidadã, criou a possibilidade da iniciativa popular de projeto de lei.
Estão corretas as afirmativas
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q661681 História
Em 1890 a população geral do estado de São Paulo era de 1 384 753 e já em 1900 quase dobrou o número de habitantes, com a estimativa de um total de 2 279 608. No período relacionado, do total de 1 351 459 imigrantes entrados no país, temos 690 365 italianos (de 1890 a 1899), equivalente a 51%. Somente o estado de São Paulo absorveu mais da metade dos imigrantes, num total de 430 243 italianos no mesmo período. (...) A entrada de trabalhadores europeus e seus familiares estava além da atração exercida pela cafeicultura, o artesanato e a indústria. Ao lado do estímulo oferecido pelo subsídio e o trabalho na lavoura, havia na Europa mudanças significativas e generalizadas que impulsionaram a liberação de habitantes dos setores agrícolas e também das cidades. O desejo por trabalho e uma vida melhor na América colocou os imigrantes italianos entre as principais etnias preferidas pela política imigratória paulista. (Rosana Aparecida Cintra. In Anais do XX Encontro Regional de História: História e Liberdade. ANPUH/SP – UNESP-Franca, 2010.) A partir do texto, é correto reconhecer que o grande fluxo de imigrantes para São Paulo relaciona-se com
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q661680 História
[Foi] uma das revoltas que evidenciaram, no período regencial, as crises que marcaram a organização do país independente, mobilizando a província do Rio Grande de São Pedro e alcançando Santa Catarina, entre 1835 e 1845. (...) À diferença da repressão da maioria das rebeliões do período regencial, nas quais a participação popular e dos grupos médios urbanos foi expressiva, o governo imperial assumiu, nesse caso, postura que aliou negociação e repressão. (Ronaldo Vainfas (org). Dicionário do Brasil Imperial, 2002.) O fragmento apresenta a
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q661679 História
O principal motivo da criação da capitania de Mato Grosso, em 1748, foi impedir que os espanhóis tomassem a região e chegassem a Goiás e Minas Gerais. Era a época em que Portugal e Espanha discutiam as cláusulas do Tratado de Madri, finalmente assinado em 1750, que fixou os contornos aproximados da atual fronteira brasileira, substituindo o Tratado de Tordesilhas (1494). (Masilia Aparecida da Silva Gomes. Comer, beber, governar. In Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2010, n.º 60.)
A expansão territorial da América portuguesa teve relação com
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B
5: C