O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TCU e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões de Concursos

Foram encontradas 6 questões

Q379125 História e Geografia de Estados e Municípios
O desenvolvimento econômico em Goiás, nas últimas décadas, tem atraído um grande fluxo migratório para as diversas regiões do Estado. Analise se as afirmações a seguir estão certas (C) ou erradas (E):

( ) Nos últimos anos, destacou-se em Goiás um considerável fluxo migratório de sulistas, especialmente os gaúchos, em busca de terras para produção de grãos nobres, provocando mudança tecnológica e de relação de trabalho no campo.
( ) O fluxo migratório para Goiás dá-se também por parte da população mais carente que se instala em Goiânia, nas cidades circunvizinhas e no Entorno de Brasília.
( ) O processo migratório em Goiás foi anterior ao século XX. Ainda nos séculos XV e XVI, havia migração de paulistas e, especialmente, paranaenses para as regiões sul e sudeste do Estado, com a finalidade de produção de grãos.
( ) O fluxo migratório se concentra estrategicamente em regiões pouco povoadas, como vale do Araguaia.

Indique a sequência CORRETA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q379124 História e Geografia de Estados e Municípios
A “Marcha para o Oeste” representava, na visão oficial, um mundo em perspectiva, uma realidade geográfica a incorporar-se no quadro da civilização moderna. No período entre 1930 e 1945, Goiás conheceu um ativo expansionismo dirigido pelo Estado que incrementou o avanço da fronteira agrícola e ampliou a inserção da economia no mercado, tendo como principal suporte:

I. o apoio dos grandes proprietários de terra às medidas defendidas pelo governo, que tinham como objetivo a alteração da estrutura fundiária do Estado, bem como sua expansão.
II. a fundação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), implantada no vale do São Patrício, no início dos anos 40, com o objetivo de promover a ocupação da fronteira do Estado.
III. a transferência da capital para o centro mais dinâmico da economia regional em atendimento aos interesses das novas forças políticas e econômicas emergentes.
IV. o expansionismo preconizado pelos governos federal e estadual, centrado na ideia de industrialização do Estado, como forma de expandir as fronteiras.

Estão CORRETOS apenas os itens:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q379123 História e Geografia de Estados e Municípios
Envolvendo-se na política regional, o governo do presidente Hermes da Fonseca (1910-1914) interveio o quanto pôde nos Estados, mudando os governos e alterando a composição de forças. Essas intervenções, referendadas pelo Congresso, receberam oficialmente o nome de re-saneamento político, mas a opinião pública, sarcasticamente, as chamou de "políticas de salvação". Para o governo de Goiás, essa política teve como consequência
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q379122 História e Geografia de Estados e Municípios
Os historiadores aproximam a história de Benedicta Cypriano Gomes (1905-1970) com a de Antonio Conselheiro, líder de Canudos. Tida como santa pelos moradores de Lagolândia, distrito de Pirenópolis, Santa Dica, como passou à história, tornou-se uma figura lendária de força política e de fé sincrética, conquistou seguidores de diferentes regiões em torno de si, nos primeiros anos da década de 1920, e logo passou a ser vista como uma ameaça pelo governo e pela Igreja. Esse movimento pode ser caracterizado como:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q379121 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre a população negra no processo de colonização de Goiás, é CORRETO afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: E
5: A