Questões Militares Comentadas por alunos sobre história e geografia do estado do maranhão em história e geografia de estados e municípios

Foram encontradas 10 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q857659 História e Geografia de Estados e Municípios

Acerca da história do Maranhão no período republicano, julgue o próximo item.

José Maria dos Reis Perdigão e Tarquínio Lopes Filho foram grandes lideranças dos tarquinistas — grupo maranhense que apoiou o tenentismo e a Revolução de 1930.
Alternativas
Q745273 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia o texto a seguir.

O inicio da colonização do Brasil pelos portugueses contou com uma série de investidas de outras nações europeias, que buscaram, através de ocupações, romper o dominio português estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Dentre essas intervenções, houve a ocupação Francesa de 1612-1615. No combate a tal ocupação, pode-se citar Jerônimo de Albuquerque, primeiro nascido no Brasil a comandar uma força naval. A que local da colônia portuguesa o texto acima se refere?

Alternativas
Q699105 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir, "Graças às iniciativas de homens como Jerônimo de Albuquerque, a monarquia podia se viabilizar em suas conquistas. Afinal, esses homens, dispersos em intrincadas redes imperiais, eram capazes de movimentar redes que traziam substância à política ultramarina." (BITTENCOURT, A. de S.; LOUREIRO, RESTIER JÚNIOR, R.J.P. Jerônimo de Albuquerque e o Comando da Força Naval contra os Franceses no Maranhão. In. Revista Navigator. V. 7/N.13. Rio de Janeiro, jun/2011. p. 82) O trecho acima faz menção à bem sucedida luta da Coroa lusoespanhola pela manutenção de suas posses no Maranhão diante de uma ocupação estrangeira ocorrida entre 1612 e 1615. Em tal período, a possessão portuguesa no Maranhão esteve sob o domínio de invasores
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FGV Órgão: PM-MA Prova: FGV - 2012 - PM-MA - Soldado da Polícia Militar |
Q647263 História e Geografia de Estados e Municípios
Em 1682, foi criada a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão que recebeu do Estado português o privilégio de monopolizar o comércio do açúcar e da arrecadação dos impostos. Em troca, a empresa deveria fornecer escravos, utensílios, equipamentos e alimentos aos colonos a juros baixos, criando uma relação comercial exclusiva.” (Adaptado. LACOMBE, Américo Jacobina. História do Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1979.)
O não cumprimento desse acordo 
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FGV Órgão: PM-MA Prova: FGV - 2012 - PM-MA - Soldado da Polícia Militar |
Q647257 História e Geografia de Estados e Municípios
“O Maranhão passou a ser o primeiro estado brasileiro em número de conflitos agrários. Essa é a constatação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que (...) divulgou oficialmente no estado o seu 27º relatório anual sobre o tema. De acordo com a CPT, no ano passado, no Maranhão, foram registrados 251 casos de conflitos por terra, envolvendo 64.394 pessoas.” (g1.globo.com)
Com relação às raízes históricas da violência no campo no Estado do Maranhão, analise as afirmativas a seguir. 
I. No início da década de 1970, com o intuito de estimular a ocupação da região, o governo do Maranhão criou a Companhia Maranhense de Colonização (COMARCO), concedendo incentivos fiscais a grandes grupos empresariais, para a aquisição de vastas extensões territoriais a preços simbólicos, o que intensificou os conflitos de terra e a violência no campo.
II. Para viabilizar a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o governo maranhense assinou, a favor da União, o decreto de desapropriação de terras ocupadas por comunidades quilombolas, gerando conflitos fundiários que continuam, ainda hoje, em disputa judicial.
III. Com o avanço do agronegócio na primeira década do século XXI, criou-se uma nova fronteira agrícola na região de MAPITOBA (parte do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), o que valorizou a terra e aumentou os conflitos com os posseiros tradicionais.
Assinale: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: B
5: E