Questões Militares Comentadas por alunos sobre biologia molecular e biotecnologia em farmácia

Foram encontradas 12 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2111007 Farmácia
A mutação é uma alteração súbita do material genético que é transmitida à descendência. Assinale a alternativa que define corretamente os tipos de mutação.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2111003 Farmácia
Os polimorfismos presentes nos genes de enzimas metalizadoras de fármacos são estudados no campo da farmacogenômica. É possível caracterizar a taxa metabólica de um indivíduo a partir dos alelos materno e paterno, atribuindo escores de atividade funcional de 0 para não funcional, 0,5 para função reduzida e 1 para totalmente funcional. Quando as somas dos escores de atividade dos alelos é maior ou igual a 2, pode-se afirmar que o fenótipo é caracterizado como um metabolizador
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2110974 Farmácia
O método PCR é descrito como referência no que tange às técnicas de amplificação de ácidos nucleicos. Em relação a esse método, é correto afirmar que a amplificação de uma sequência alvo de ácidos nucleicos
Alternativas
Q2092851 Farmácia
Em processos de diagnóstico molecular, após a realização da extração do DNA (ácido desoxirribonucleico), a determinação do rendimento do procedimento pode ser realizada pelos métodos de:
Alternativas
Q1284105 Farmácia

De acordo com McPHERSON, R. A. et al. (2012), idealmente, um marcador tumoral deve ficar elevado no soro apenas de pacientes com tumor maligno, mas não deve sofrer aumento no soro de indivíduos livres de doença ou daqueles com doenças não malignas, como processos inflamatórios ou infecciosos. Além disso, um marcador tumoral proteico deve estar elevado no soro de pacientes com câncer em uma fase inicial, possibilitando com isso a detecção precoce do tumor e o início de terapia adequada. Embora nenhum marcador tumoral atenda a todas essas características, há um progresso contínuo rumo à descoberta de tais marcadores. O valor clínico de qualquer marcador tumoral dependerá de sua especificidade e sensibilidade, bem como do uso clínico planejado. Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:

I. O oncogene HER2/neu sérico é empregado como marcador de prognóstico e monitorização terapêutica em casos de câncer de mama.

II. Um uso específico da fosfatase alcalina placentária (PLAP) está no soro ou, de maneira mais eficiente, no líquido cerebrospinal (LCE) de pacientes acometidos por massa na região pineal com diagnóstico diferencial de tumor de células germinativas versus pinealoma.

III. CA 19-9 é um marcador tumoral resultante de atividade alterada da glicosiltransferase.

IV. Testes para a detecção de marcadores tumorais definidos por anticorpos monoclonais possuem sensibilidade e especificidade mais altas que aqueles conduzidos com anticorpos policlonais.

Por exemplo, os marcadores CA 19-9, CA 125 e CA 15-3 são muito mais sensíveis e específicos que o CEA para carcinomas pancreático, ovariano e mamário, respectivamente.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: C
5: D