O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

POUCAS UNIDADES Aproveite o lote atual com 45% de desconto!

QUERO APROVEITAR

Questões da Prova Exército - 2016 - EsSEx - Primeiro Tenente - Farmácia

Foram encontradas 46 questões

Q1009425 Farmácia
A termogravimetria (TG) é uma técnica termoanalítica na qual a variação da massa da amostra é determinada em função da temperatura e/ou tempo, enquanto a amostra é submetida a uma programação controlada de temperatura. Locais com correntes de ar, proximidade a aparelhos de ar-condicionado e pisos de madeira devem ser evitados porque podem causar flutuações no resultado. Com relação as fontes de erros em termogravimetria, assinale abaixo a alternativa incorreta:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1009424 Farmácia
A coadministração de fármaco com alimento pode resultar em alterações nos perfis farmacocinético e farmacodinâmico. O alimento pode interagir nas fases anterior e durante a absorção, durante a distribuição, metabolismo ou eliminação. A absorção dos fármacos pode ser diminuída, retardada, aumentada ou acelerada na presença de alimentos. O aumento da absorção pode ocorrer nas diversas situações abaixo, exceto:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1009423 Farmácia
As plaquetas são pequenos corpúsculos discoides do sangue, que constituem o principal elemento na obtenção da hemostasia. Na interpretação do exame laboratorial, são causas de diminuição de plaquetas, exceto:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1009422 Farmácia
O índice de anisocitose (RDW) é um coeficiente de variação da distribuição do volume eritrocitário individual. Com relação ao RDW é incorreto afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1009421 Farmácia

Os fármacos pouco solúveis representam um grande desafio para o formulador, e nesse sentido, a utilização de recursos capazes de promover a maior solubilização do fármaco, e consequentemente, melhorar a sua dissolução, representa uma alternativa bastante viável. Sobre as novas ferramentas farmacotécnicas para modular a biodisponibilidade de medicamentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:


I – A micronização consiste na redução do tamanho das partículas do fármaco, tipicamente até o diâmetro inferior a 10 µm, por intermédio da moagem do material. O processo tem como vantagem o seu baixo custo.

II – As ciclodextrinas são compostos que, devido a sua solubilidade aquosa, apresentam uma cavidade central hidrofílica capaz de acomodar fármacos também hidrofílicos.

III – Fármacos insolúveis em água podem ser facilmente solubilizados em formulações contendo lipídeos. As formulações são baseadas de acordo com o Sistema de Classificação de Formulações Lipídicas (SCFL).

IV – Os sistemas nanoestruturados são baseados em partículas do fármaco em escalas nanométricas. Uma das técnicas de obtenção, por exemplo, como o nanocristal, se baseia na formação das nanopartículas por via seca.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: A