O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Questões Militares Comentadas sobre conhecimentos gerais para exército

Foram encontradas 34 questões

Q1658441 Conhecimentos Gerais
Em 2007, a China já estava entre as quatro maiores economias do mundo. Para 2020, previsões colocam-na como a segunda ou a primeira. Entretanto, essa geração de riqueza não se refletirá na
Q1658425 Conhecimentos Gerais

Em meados da década de 1930, o então Capitão do Exército Brasileiro Mário Travassos publicou a obra “Projeção Continental do Brasil”, que até hoje inspira o pensamento geopolítico nacional. Dentre os postulados geopolíticos do autor, podemos destacar:


I – A América do Sul como um espaço caracterizado por dois “antagonismos geográficos”: a oposição entre a vertente do Atlântico e a do Pacífico e entre as bacias hidrográficas do Amazonas e do Prata.

II – A influência polarizadora de Buenos Aires, que limitava o poder brasileiro sobre a extensa vertente atlântica.

III – A necessidade de atração do Paraguai e da Bolívia para a esfera de influência política e comercial do Brasil.

IV – O projeto do Brasil como grande potência sul-americana, empreendendo a “marcha para o Oeste” com o objetivo de erguer um polo de poder econômico e demográfico na porção central do subcontinente.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Q1658424 Conhecimentos Gerais

O conflito árabe-israelense contribui, inequivocamente, para tornar o Oriente Médio uma das regiões mais instáveis do mundo. Sobre esse importante foco de tensão, é correto afirmar:


I – A guerra do Yom Kippur, em 1967, marcou o ápice da expansão territorial de Israel.

II – A cidade de Jerusalém é sagrada para as três principais religiões monoteístas da atualidade (cristianismo, judaísmo e islamismo), o que é decisivo para gerar instabilidade na região.

III – A geopolítica da água desempenha um papel destacado no conflito, tendo em vista o controle exercido por Israel sobre os principais mananciais da região.

IV – Pelos Acordos de Oslo (1993), a Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e o Hamas reconheceram o Estado de Israel, que se comprometeu a devolver os territórios ocupados, nos quais seria criado um Estado Palestino.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Q1658422 Conhecimentos Gerais

Fome, guerras, miséria, exploração predatória e vida selvagem configuram um quadro que o imaginário coletivo associa, geralmente, à África. No entanto, esse espaço não se resume apenas a tal quadro. Com relação ao continente africano, é correto afirmar:


I – Os últimos anos têm registrado um expressivo incremento das trocas comerciais entre a África e a China. Esse país asiático interessa-se, principalmente, pelas commodities minerais e pelo suprimento energético.

II – A Nigéria tem se desenvolvido e diversificado sua economia investindo no setor de telecomunicações, apesar de o petróleo ainda ser importante na economia do país.

III – Melhorias na infraestrutura urbana e redução do deficit de moradias têm contribuído para o significativo aumento da população urbana no continente, que já ultrapassa a rural.

IV – Alguns regimes ditatoriais foram derrubados devido aos protestos desencadeados pela Primavera Árabe. Atualmente, governos mais representativos renovam as esperanças no fortalecimento da democracia em países como Líbia, Egito, Tunísia e Argélia.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Q1618630 Conhecimentos Gerais
As ideias separatistas nasciam do profundo desequilíbrio entre o poder político e o poder econômico que se observava nos fins do Império, oriundo do empobrecimento das áreas de onde provinham tradicionalmente os elementos que manipulavam o poder e concomitantemente do desenvolvimento de outras áreas que não possuíam a devida representação no governo. As transformações econômicas e sociais que se processam durante a segunda metade do século XIX acarretam o aparecimento de uma série de aspirações novas provocando numerosos conflitos. [...]
(Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República: momentos decisivos. Fund. Ed. Unesp, 1999)
Para Emília Viotti da Costa, o tal “desequilíbrio entre o poder político e o poder econômico” refere-se
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: A