Questões Militares

Foram encontradas 35 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1775604 Jornalismo
Segundo o professor João de Deus (in PENA, 2013), as perguntas do lide não são seis, mas nove: Quem fez? O quê? A quem? Quando? Por quê? Para quê? Onde? Como? Com que desdobramentos? Sendo assim, pode-se afirmar que o lide exerce uma série de funções no relato, EXCETO:
Alternativas
Q1668686 Jornalismo

Leia o texto a seguir.


A multiplicação e a diversificação das fontes representam, certamente, um sinal da complexificação da vida social: desdobram e alargam as instâncias que produzem discursos e iniciativas, acrescentam e diferenciam canais e modalidades de comunicação, fazem crescer o volume de dados e informações, expressam, finalmente, a intervenção de novos atores na cena social. Neste processo, as fontes organizadas e, frequentemente, profissionalizadas adquirem um estatuto e um poder significativos, quer face às mídias e aos jornalistas, quer face ao público em geral, do qual emergem, de resto. Este fenômeno é bem um sintoma de que o jornalismo, sendo um fator de configuração e representação da vida social, é, ao mesmo tempo, condicionado pela ação de uma «comunicação estratégica» situada a montante do trabalho dos jornalistas. (PINTO, 2000, p.292)

A esse respeito, avalie os aspectos constitutivos ao debate sobre fontes jornalísticas e relacionamento entre jornalistas e fontes.


I. Os jornalistas prescindem das fontes e dos seus serviços.

II. O interesse privado de uma grande parte das fontes organizadas e profissionalizadas leva-as a construir uma ação estratégica e tática voltada para a conquista da cobertura das mídias.

III. O esforço de gerir as tentativas dos jornalistas de aceder às áreas de bastidores das instituições a que estão ligados é também uma ação estratégica e tática das fontes organizadas e profissionalizadas.

IV. No que se refere à relação com as fontes, os jornalistas põem em ação processos que permitem conciliar a colaboração produtiva da fonte e o distanciamento crítico que o trabalho jornalístico supõe.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1120979 Jornalismo
De maneira geral, ao ler, ouvir ou assistir um relato jornalístico, o consumidor de notícias acredita que, por trás da ação profissional, há uma preocupação com regras, normas que dão espaço e respaldo à liberdade de imprensa, mas que impõem limites à liberdade de expressão, visto que esta última tem uma barreira maior: o respeito à pessoa. A sociedade acredita que o produto jornalístico não é uma criação aleatória, ficção, que as vozes são reais, que o relato é um fragmento preciso e correto da realidade; e que o jornalista usa sua capacidade técnica para reconstruir uma história da maneira mais fiel e responsável.
HOHLFELDT, Antonio Carlos. GLOSANDO A OBRA PIONEIRA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER. Revista Observatório, [s.l.], v. 4, n. 3, p.726-758, 29 abr. 2018. Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O jornalista deve exercer sua profissão de maneira ética, preocupando-se de que modo a notícia será interpretada.
II. Os fatos devem ser comunicados à sociedade sem impedimentos de qualquer tipo.
III. Existe credibilidade em relação ao conteúdo jornalístico por parte dos consumidores de notícias.
Assinale
Alternativas
Q1120977 Jornalismo
A pós-verdade não é sinônimo de mentira, mas “descreve uma situação na qual, durante a criação e a formação da opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência do que os apelos às emoções e às crenças pessoais”. A pós-verdade consiste na relativização da verdade, na banalização da objetividade dos dados e na supremacia do discurso emocional.
Zarzalejos, José Antonio . Comunicação, Jornalismo e ´fact-checking´. In: Revista UNO: A era da pós - verdade: realidade versus percepção. Disponível em: <http://www.revista - uno.com.br/numero - 27/>. Acesso em: 24 de jun. 2019
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na era da pós-verdade, o jornalismo deve concentrar-se não apenas em narrar os fatos, mas também em realizar o factchecking.
PORQUE
II. A disseminação de fake news confunde as pessoas na distinção do que é real e do que é falso, e os resultados do crescimento desse fenômeno são uma ameaça ao jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1120976 Jornalismo
É impossível fazer uma boa reportagem – seja ela policial, de economia, um relato de guerra ou um serviço informando o que abre e o que fecha no feriado – tendo feito entrevistas ruins: boas entrevistas sempre rendem boas reportagens. O mesmo princípio vale para entrevistas ruins: é inevitável que acabem em reportagens igualmente ruins.
OYAMA, Thaís. A arte de entrevistar bem. São Paulo: Contexto, 2008.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As entrevistas, quando bem realizadas, geram bons conteúdos jornalísticos.
II. Em uma reportagem investigativa, a entrevista é facultativa, enquanto que, em outros gêneros jornalísticos, é obrigatória.
III. Segundo a autora, a qualidade da entrevista irá refletir na qualidade do conteúdo da reportagem.
Assinale

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: A
5: E