Questões Militares Comentadas por alunos sobre serviço social e minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua em serviço social

Foram encontradas 5 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1002709 Serviço Social

"Os desastres não são coisa de Deus e não estão fora do controle humano. Por outro lado, não basta estudar os processos meteorológicos, geológicos e hidrológicos envolvidos. É preciso associar a eles o conhecimento dos processos sociais como elementos centrais da prevenção de desastres" (GONÇALVES e SOUZA apud CARMO e VALENCIO, 2014, p. 127).

Tomando como referência o estudo de Gonçalves e Sousa (2014) sobre a prevenção de desastres, marque a opção INCORETA.

Alternativas
Q1002706 Serviço Social
A recorrência e a proporção tomada pelos desastres no Brasil vêm ocasionando o frequente emprego das Forças Armadas, notadamente em ações de resgate, de engenharia, de saúde e de assistência social às populações vitimadas. À luz do estudo de Valencio (2014), acerca do debate sobre desastres é correto afirmar que:
Alternativas
Q870337 Serviço Social

Leia o texto abaixo.


“Sabemos que as prisões operam numa quase total falta de transparência quanto à gestão da vida cotidiana de presos e familiares. É um isolamento mudo e surdo: do lado de fora dos muros pouco se sabe, pouco se conhece acerca dos problemas que ocorrem internamente. A interrupção desta surdez e mudez se faz, geralmente, nos momentos de grandes motins, quando a revolta e a indignação dos presos se processam de forma violenta”. (Carvalho et al, 2011).


Marque a opção correta acerca do entendimento dos autores sobre as prisões no Brasil.

Alternativas
Q695099 Serviço Social

Leia a disposição legal abaixo e indique a alternativa que completa corretamente o enunciado.

“Crise Contemporânea e as Metamorfoses no Mundo do Trabalho - In: Adeus ao trabalho?” (Antunes, 2003) discorre que, em 1950, houve um expressivo movimento grevista contra um processo de demissões em massa na Toyota (entre 1.600 a dois mil trabalhadores). A longa greve dos metalúrgicos foi derrotada pela Toyota. Em 1952/1953, desencadeou-se uma nova luta sindical em várias empresas, contra a racionalização do trabalho e por aumentos salariais, onde o sindicalismo foi novamente derrotado (Coriat, 1992b: 36 e Gounet, 1991a: 42). Após a repressão que se abateu sobre os principais líderes sindicais, as empresas aproveitaram a desestruturação do sindicalismo combativo e criaram o que se constituiu no traço distintivo do sindicalismo japonês da era toyotista. Sendo assim, o que constitui o traço distintivo do sindicalismo japonês da era toyotista?

Alternativas
Q674438 Serviço Social

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

O controle social tem sua concepção advinda da _______________, enquanto instrumento de efetivação da ________________ no processo de gestão político-administrativa-financeira e técnico-operativa, com caráter democrático e descentralizado.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: D
5: B