Questões da Prova Aeronáutica - 2015 - CIAAR - Primeiro Tenente - Serviço Social

Foram encontradas 5 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q695103 Serviço Social

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Ao tratar o tema “Introdução à Temática da Gestão Social”, na adaptação do texto original de autoria de Maria do Carmo Brant de Carvalho, incluído no livro “Gestão de Projetos Sociais”, foi consolidado que até os anos 70, estávamos acostumados a olhar os países desenvolvidos como parâmetro na conquista de ____________________: um Estado Social forte, capaz de produzir pleno emprego e políticas sociais relativamente eficazes na produção de maior equidade e usufruto de direitos sociais extensivo a todos os cidadãos. A partir dos anos 80, assistimos a uma tendência ao desmonte do propósito essencial da política social: sua oferta ____________________e ____________________ . A crise dos últimos 20 anos é feita de um conjunto turbulento de vários ingredientes: os processos de globalização varrendo fronteiras; o triunfo planetário do capitalismo; a quase ausência de crescimento econômico nos países chamados “emergentes” ou “periféricos”; a supremacia da especulação financeira, que torna o dinheiro virtual em “____________________de políticas fiscais, cambiais e monetárias” dos países, segundo afirmou Peter Drucker.

Alternativas
Q695089 Serviço Social
De acordo com a “Assistência na Trajetória das Políticas Sociais Brasileiras” (Sposati), a introdução de políticas sociais apoiadas em um determinado modelo específico consagra as formas populistas de relação e a benevolência enquanto forma de atendimento às necessidades de reprodução da sobrevivência das classes subalternizadas. Qual é a definição do modelo específico supracitado?
Alternativas
Q695079 Serviço Social
Em “Assistência na Trajetória das Políticas Sociais Brasileiras” (Sposati) foi discorrido que o significado da prática do assistente social se desenvolve em quase um movimento pendular entre prover bens e serviços à população, representar o apoio do Estado e constituir uma força na direção do avanço da presença dos interesses e da organização popular como forma de desmascarar o ilusório. Há de se ter presente que as ações das políticas sociais apresentam uma dupla face de reforço da exclusão e esperança de usufruto de bens e serviços que acabam por se converter em possibilidade de mobilização popular pela conquista e apropriação destes. Nesta seara, as políticas sociais antecipam as necessidades da população e apresentam as seguintes tendências em relação aos conflitos e às lutas populares:
Alternativas
Q695078 Serviço Social

A “idade de ouro” das políticas sociais conhecida como “Welfare State” ou “Estado de Bem-Estar” surgiu com a mudança do desenvolvimento das políticas sociais nos países capitalistas da Europa Ocidental após a primeira grande crise do capital: a depressão de 1929-1932, seguida dos efeitos da Segunda Guerra Mundial, sob a consolidação da convicção sobre a necessidade de Regulação Estatal para seu enfrentamento. A consolidação da convicção supracitada pode compreender alguns fatores como:

I. estabelecimento de políticas keynesianas com vistas a gerar pleno emprego e crescimento econômico num mercado capitalista liberal.

II. instituição de serviços e políticas sociais com vistas a criar demanda e ampliar o mercado de consumo.

III. redução do orçamento social.

IV. amplo acordo entre esquerda e direita, entre capital e trabalho.

V. funcionamento livre e ilimitado do mercado.

Estão corretas apenas as afirmativas 

Alternativas
Q695077 Serviço Social
Ao se analisar o significado do serviço social na divisão do trabalho em “Renovação e Conservadorismo no Serviço Social - ensaios críticos” (lamamoto, 1992), assinala-se que o pano de fundo do processo de institucionalização do serviço social, como profissão na sociedade, é a “questão social”, isto é, o processo de formação e desenvolvimento da classe operária e seu ingresso no cenário político, exigindo, a partir de suas lutas, o seu reconhecimento como classe por parte do Estado e do empresariado. O Estado passa a intervir nas relações entre o empresariado e a classe operária através de
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: A
5: B