Questões Militares

Foram encontradas 199 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2260577 Pedagogia
Para Alcântara (2022), “mais do que um rígido antagonismo entre as propostas de inovação e as acusações de resistência da escola à mudança, é fértil refletir, na perspectiva da cultura escolar, sobre como se operam as permanências e mudanças na escola”. A autora entende que a escola caminha em ambos os sentidos, sendo importante desnaturalizar processos históricos e sociais. No contexto da escola pós- -pandemia, essa compreensão ajuda a
Alternativas
Q2196863 Pedagogia
“A Trindade é a comunhão de Pessoas Divinas que existem uma para a outra, uma com a outra, uma pela outra, uma na outra. Esta comunhão é a vida de Deus, o mistério de amor do Deus vivo. E foi Jesus quem nos revelou este mistério” (Papa Francisco).
A respeito da teologia trinitária, analise as assertivas abaixo.

I. É um princípio unitário da teologia trinitária o fato de que ad extra do mistério de Deus, todas as ações das pessoas são comuns, exceção feita para o mistério da Paixão e morte de Jesus, o qual foi entregue à morte pelo Pai e experimentou a estranheza do Pai e do Espírito Santo que o abandonaram.
II. A Santíssima Trindade é o mistério central da fé cristã. Embora no Antigo Testamento tenha vestígios deste mistério, a plena revelação da Santíssima Trindade se deu com a revelação de Jesus Cristo. Ele é a imagem do Deus invisível e somente nele o homem tem pleno acesso ao mistério de Deus em si mesmo.
III. A distinção real das pessoas da Trindade reside unicamente nas interrelações: o Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, e o Espírito Santo aos dois. Quando se fala das três pessoas, considerando as relações, crê-se, todavia, em uma só natureza ou substância, a divina. Pois tudo é uno (nelas) lá onde não se encontra a oposição de relação.
IV. “Pai”, “Filho” e “Espírito Santo” não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino. As Pessoas divinas são realmente distintas entre si. Deus é único, mas não solitário. A Unidade divina é Trina. Chegamos ao mistério de Deus através da história da salvação, mas, ao mesmo tempo, a exigência de esclarecer esse mistério vem da própria historia salutis, que ficaria sem fundamento sem essa consideração do que é Deus em si mesmo.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2038662 Pedagogia
O artigo 3º do Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004 apresenta os itinerários formativos como possibilidade pedagógica na oferta dos cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, incluídos a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização, em todos os níveis de escolaridade.
Analise as afirmativas abaixo quanto as características inerentes dos itinerários formativos.
I. Inflexibilidade curricular, com grade de disciplinas já definidas que os estudantes deverão cursar. II. Possibilidade de escolha dos percursos formativos conforme os interesses e objetivos dos estudantes. III. Aprofundamento e ampliação das aprendizagens.
Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2038651 Pedagogia
Segundo Vasconcellos (2000, p. 79) planejar “é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a serem realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa.”
Ainda de acordo com o autor, na educação escolar são realizados planejamentos em diferentes níveis. Numere os tipos de planejamento, por ordem decrescente de abrangência e complexidade.
( ) Projeto de Ensino Aprendizagem. ( ) Planejamento da Escola. ( ) Planejamento Curricular. ( ) Planejamento do Sistema de Educação.
A sequência correta é:
Alternativas
Q2038649 Pedagogia
Haydt apresenta pressupostos e princípios norteadores da Avaliação que tem como objetivo auxiliar o professor no Planejamento pedagógico.
Com relação a esses pressupostos e princípios, analise as afirmativas abaixo.
I. A avaliação é funcional, porque se realiza em função dos objetivos previstos. II. A avaliação é um processo simples e deve ser realizado ao final das etapas, somente para testagem e verificação dos conteúdos apreendidos pelos estudantes. III. A avaliação é orientadora, porque indica os avanços e dificuldades do aluno, ajudando-o a progredir na aprendizagem, orientando-o no sentido de atingir os objetivos propostos. IV. A avaliação é um processo contínuo e sistemático. Deve ser constante e planejada, ocorrendo normalmente ao longo de todo o processo, para reorientá-lo e aperfeiçoá-lo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: A
5: D