Questões da Prova Aeronáutica - 2015 - CIAAR - Primeiro Tenente

Foram encontradas 3 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q677479 Medicina

A Febre Reumática (FR) e a Cardiopatia Reumática Crônica (CRC) são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção em populações geneticamente predispostas. Essa é uma doença que está frequentemente associada à pobreza e às más condições de vida. Assim, apesar da reconhecida redução da incidência da FR nas últimas décadas nos países desenvolvidos, com consequente redução na prevalência da CRC, a FR permanece como um grande problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento.

Sobre a Febre Reumática (FR) e sua precursora, a faringoamigdalite estreptocócica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q677472 Medicina
Os critérios de Jones, estabelecidos em 1944, tiveram a sua última modificação em 1992 e continuam sendo considerados o “padrão-ouro” para o diagnóstico do primeiro episódio de febre reumática. Considerando um paciente que apresente altos títulos de anticorpo antistreptolisina O, assinale a alternativa que apresenta uma associação de dados clínicos que possibilitem o diagnóstico de febre reumática segundo os critérios de Jones.
Alternativas
Q677458 Medicina

A Febre Reumática (FR) e a Cardiopatia Reumática Crônica (CRC) são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção em populações geneticamente predispostas. A respeito da febre reumática, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O diagnóstico da febre reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico. Os exames laboratoriais, apesar de inespecíficos, sustentam o diagnóstico do processo inflamatório e da infecção estreptocócica.

( ) Nos casos de alergia à penicilina, a sulfadiazina apresenta eficácia comprovada para profilaxia secundária de febre reumática, devendo ser administrada na dose de 500mg, até 30kg, e dose de 1g, acima de 30kg, segundo recomendações.

( ) A pulsoterapia com metilprednisolona endovenosa (30mg/Kg/dia) em ciclos semanais intercalados pode ser utilizada como terapia anti-inflamatória em casos de cardite reumática grave, refratária ao tratamento inicial, ou naqueles pacientes que necessitam de cirurgia cardíaca em caráter emergencial.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C