Questões da Prova Aeronáutica - 2014 - CIAAR - Primeiro Tenente - Medicina Intensiva

Foram encontradas 7 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q688383 Medicina

A saturação venosa central (SvcO2) deve ser utilizada como meta durante a ressuscitação hemodinâmica do potencial doador de órgãos, pois esta, reflete o balanço entre oferta e consumo de oxigênio e tem correlação direta com o débito cardíaco (DC). Tanto valores baixos quanto elevados estão associados à maior mortalidade quando presentes em admissão na UTI.

Sobre o tema abordado, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q688381 Medicina
Durante a evolução para a morte encefálica (ME) ocorrem diversas alterações fisiológicas como resposta à perda das funções do tronco cerebral. A fase inicial relacionada à hiperatividade adrenérgica é percebida clinicamente por taquicardia, hipertensão, aumento da resistência vascular sistêmica e do consumo de oxigênio pelo miocárdio. Havendo a manutenção da pressão arterial média (PAM) acima de 95 mmHg ou da pressão arterial sistólica (PAS) acima de 160 mmHg por mais de 30 minutos, há risco de hipoperfusão dos órgãos intra-abdominais e efeitos deletérios na função do órgão transplantado. Nestes casos, o tratamento medicamentoso endovenoso que deve ser instituído e a meta pressórica mínima a ser alcançada no potencial doador falecido são:
Alternativas
Q688379 Medicina
A ressuscitação volêmica agressiva é medida essencial na manutenção do doador falecido. Entretanto, quando há disfunção cardíaca, ou se o paciente está euvolêmico, a infusão de líquidos pode resultar em sobrecarga hídrica e prejudicar a qualidade de órgãos como o pulmão. Além disso, a simples adição de vasopressores sem expansão volêmica adequada pode prejudicar a perfusão tecidual e a qualidade dos órgãos transplantados. Portanto, quando há hipotensão e/ou hipoperfusão, deve-se avaliar adequadamente a capacidade cardiovascular em assimilar alíquotas adicionais de volume com base na análise da responsividade cardiovascular. Sobre os agentes vasopressores e inotrópicos a serem utilizados durante a ressuscitação hemodinâmica do potencial doador de órgãos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q688378 Medicina
Após a realização do diagnóstico de morte encefálica (ME) e obtenção do consentimento para doação de órgãos, todos os esforços devem ser realizados para a efetivação do transplante o mais rápido possível . É comum ocorrer a perda de doadores falecidos nos momentos que antecedem a retirada dos órgãos em razão da demora na realização do diagnóstico e do atraso provocado por aspectos administrativos e assistenciais. Em relação aos aspectos assistenciais, infelizmente, poucos potenciais doadores de órgãos são manuseados de forma ótima pela equipe responsável pela manutenção do falecido. Assinale, a seguir, o principal desafio assistencial no tratamento do potencial doador.
Alternativas
Q688376 Medicina
Paciente chega ao hospital com quadro de cefaleia súbita, de forte intensidade, seguida por ptose, estrabismo divergente à direita e midríase não fotorreativa. Uma tomografia computadorizada de crânio indicou hemorragia subaracnoidea em cisternas da base do crânio. Qual é o provável diagnóstico?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: B
5: C