Questões da Prova Aeronáutica - 2014 - CIAAR - Primeiro Tenente - Medicina Intensiva

Foram encontradas 6 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q688391 Medicina

O diagnóstico de morte encefálica é definido como “morte baseada na ausência de todas as funções neurológicas”, no entanto, uma série de resoluções e condutas devem ser seguidas para se caracterizar um paciente com morte encefálica. De acordo com a Resolução CFM nº 1.480/97, que dispõe sobre as definições e condutas para definir morte encefálica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A morte encefálica será caracterizada através da realização de exames clínicos e complementares durante intervalos de tempo variáveis, próprios para determinadas etnias e gênero sexual dos pacientes.

( ) Os parâmetros clínicos a serem observados para constatação de morte encefálica são: coma aperceptivo com ausência de atividade motora supraespinal e apneia.

( ) Os exames complementares a serem observados para constatação de morte encefálica deverão demonstrar de forma inequívoca: ausência de atividade elétrica cerebral ou ausência de atividade metabólica cerebral ou, ainda, ausência de perfusão sanguínea cerebral.

( ) Constatada e documentada a morte encefálica deverá o Diretor-Clínico da instituição hospitalar, ou quem for delegado, comunicar tal fato aos responsáveis legais do paciente, se houver, e à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos a que estiver vinculada a unidade hospitalar onde o paciente se encontrava internado.

Alternativas
Q688388 Medicina
O aneurisma cerebral é uma doença na qual um segmento de vaso sanguíneo, quase sempre de uma artéria do polígono de Willis, encontra-se anormalmente dilatado no encéfalo. A dilatação é causada em geral por uma falha muscular da parede de uma artéria ou muito mais raramente de uma veia do cérebro. O tamanho de um aneurisma cerebral é variável. Pode ser pequeno, de poucos milímetros até 1 cm, tamanho médio de até 2 cm e maiores (grandes ou gigantes), atingindo vários centímetros no seu maior diâmetro. Há diversos formatos, geralmente saculares, mas podem ser irregulares ou fusiformes. O aneurisma cerebral é considerado muito perigoso pois, ao romper-se dentro da cabeça, no interior do crânio, pela estrutura inelástica, produz lesão ao encéfalo e um aumento da pressão intracraniana. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q688387 Medicina

Sobre o exame de imagem padrão-ouro para identificar ruptura de aneurisma sacular congênito, principal causa de hemorragia subaracnoide não traumática, analise.

I. Angio-TC.

II. Angio-RNM.

III. Angiografia convencional de 4 vasos (2 carótidas e 2 vertebrais).

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Alternativas
Q688386 Medicina
Aneurisma cerebral é uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Embora a incidência ainda seja alta, muitas melhorias têm aperfeiçoado o prognóstico dos pacientes, acelerando, por exemplo, o atendimento e diagnosticando mais rapidamente para que a intervenção seja de imediato. Estas melhorias reforçam a necessidade de reavaliar continuamente as intervenções proporcionando o maior benefício para os pacientes. Diante disso, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q688385 Medicina
O aneurisma cerebral é uma dilatação anormal na parede de uma artéria do cérebro que se forma quando o fluxo sanguíneo pressiona uma região arterial enfraquecida e cria uma saliência, de forma arredondada ou irregular, que cresce gradativamente. Os aneurismas podem se romper, levando a hemorragia para dentro das meninges (membranas que cobrem o cérebro), quadro conhecido como hemorragia subaracnoidea, um subtipo de acidente vascular cerebral, responsável por, aproximadamente, 5% de todos os casos de AVC. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: D
5: C