O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

+300.000 alunos estão intensificando seu ritmo de estudos. E você?

Conheça nossos planos

Questões Militares sobre Gêneros Textuais em Português

Foram encontradas 2 questões

Q936174 Português

Leia os dois textos a seguir.


Texto I


“No caso de mistura de gêneros, adoto a sugestão da linguista alemã Ulla Fix, que usa a expressão intertextualidade tipológica para designar esse aspecto da hibridização ou mescla de gêneros em que um gênero assume a função de outro. Pessoalmente, estou usando intergenericidade como a expressão que melhor traduz o fenômeno.”

MARCUCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editoria, 2009, p. 165.


Texto II

Receituário ‘prescrito’ pelo médico Renato Figueiredo

Médico do Hospital Regional de Campo Grande prescreve a receita ideal: “sorrisos e amor”. Iniciativa de profissional de hospital público da Capital faz sucesso nas redes sociais.


Disponível em: <http://www.diariodigital.com.br/geral/medico-do-hr-prescreve-receita-ideal-sorrisos/145063/> . Acesso em: 24 mai. 2018. Adaptado.


Considere as informações do Texto I e determine se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o Texto II.


( ) A fusão de dois diferentes gêneros – o gênero receituário e o gênero poema pode ser observada claramente.

( ) A hibridização dos gêneros alterou a finalidade da comunicação; portanto, causou prejuízo de sentidos para o texto.

( ) A intergenericidade foi empregada com um propósito bem definido: estabelecer uma comunicação eficiente com os médicos, público-alvo do receituário.

( ) O propósito comunicacional foi mantido, embora um dos gênero tenha tomado emprestado características que não são, por convenção, suas.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q936160 Português

Leia o texto abaixo.


Nasa lança satélites para estudar alterações da água na Terra


Agência espacial quer oferecer novos conhecimentos sobre o

aquecimento global e a elevação do nível do mar.




Um par de satélites idênticos, do tamanho de dois carros esportivos, será lançado com a missão de rastrear alterações na água e no gelo terrestres, oferecendo novo conhecimento para leitores e estudiosos sobre o aquecimento global e a elevação do nível do mar, informou a Nasa em 21 de maio. Mesmo sem muitos detalhes, esse fato pode ser um alento para todos e para o mundo.

Água subterrânea, oceanos, lagos, rios e mantos de gelo serão monitorados pelo Seguimento do Experimento Climático e Recuperação da Gravidade (GRACE-FO, na sigla em inglês), uma missão conjunta entre a agência espacial americana (Nasa) e o Centro Alemão de Pesquisas em Geociências (GFZ).

“A água é crucial para todos os aspectos da vida na Terra – a saúde, a agricultura e a manutenção do nosso estilo de vida”, explicou Michael Watkins, chefe científico da missão GRACE-FO e diretor do Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena, Califórnia. “Não se pode gerenciá-la bem até que se possa medi-la. A GRACE-FO fornece um meio único de mensurar a água em muitas de suas fases, permitindo-nos gerenciar os recursos hídricos de forma mais eficaz”, concluiu.

Disponível em:<https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/nasa-lanca-satelites-para-estudar-alteracoes-da-agua-na-terra.ghtml> . Acesso em: 23 mai. 2018. Adaptado.


O texto apresentado é uma reportagem, gênero jornalístico veiculado pelos meios de comunicação. A esse respeito, avalie as justificativas.


I. Serve-se de um tipo de comunicação mista para veicular um fato real.

II. Possui uma função social muito importante como formadora de opinião.

III. Baseia-se apenas em fontes primárias e no testemunho direto de uma autoridade.

IV. Tem como um de seus propósitos informar o leitor sobre um acontecimento relevante da atualidade.

V. Apresenta o retrato do assunto a partir de um ângulo impessoal; por isso, ao contrário da notícia, tem caráter totalmente objetivo.


Está correto apenas o que se afirma em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: A