Questões da Prova EsFCEx - 2010 - EsFCEx - Oficial - Magistério Português

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Q246450 Português
"Porque cada conto traz um componente selado com sua origem: a da estória. E com o modo de se contar a estória: é uma forma breve. E com o modo pelo qual se constrói este seu jeito de ser, economizando meios narrativos, mediante contração de impulsos, condensação de recursos, tensão das fibras do narrar. (...) Além disso, são modos peculiares de uma época da história. (...) Como são também modos peculiares de uma face ou de uma fase da produção desse contista, num tempo determinado, num determinado país." (GOTLIB, Nadia. Teoria do conto. p. 82).

Na antologia que organizou, Italo Moriconi apresenta um painel sobre o conto brasileiro, utilizando critérios de delimitação temporal por décadas. Nesse sentido, sobre a contística brasileira, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Ana Cristina César e Adelia Prado são poetisas que, nos anos 70, romperam barreiras e optaram também pela escrita de narrativas curtas.

II. Os contos publicados nos anos 60 apresentam uma exacerbação do viés erótico e da temática do corpo.

III. Os anos 90 mostram um esgotamento da contística, que se volta para uma revisitação das formas do passado.

IV. A década de 70 foi a década do conto, com intensa produção de autores que apresentavam domínio da técnica narrativa e agilidade na escrita.
Alternativas
Q246443 Português
  Poema I

1.    A minha pátria é como se não fosse, é íntima
2.    Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
3.   É minha pátria. Por isso, no exílio
4.   Assistindo dormir meu filho
5.   Choro de saudades de minha pátria.

6.   Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
7.   Não sei. De fato, não sei
8.   Como, por que e quando a minha pátria
9.   Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
10. Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
11. Em longas lágrimas amargas.

12. Vontade de beijar os olhos de minha pátria
13. De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
14. Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias
15. De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
16. E sem meias pátria minha
17. Tão pobrinha!
      (...)
18. Quero rever-te, pátria minha, e para
19. Rever-te me esqueci de tudo
20. Fui cego, estropiado, surdo, mudo
21. Vi minha humilde morte cara a cara
22. Rasguei poemas, mulheres, horizontes
23. Fiquei simples, sem fontes.

24. Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta
25. Lábaro não; a minha pátria é desolação
26. De caminhos, a minha pátria é terra sedenta
      (...)
27. Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
28. Que brinca em teus cabelos e te alisa
29. Pátria minha, e perfuma o teu chão...
30. Que vontade de adormecer-me
31. Entre teus doces montes, pátria minha
32. Atento à fome em tuas entranhas
33. E ao batuque em teu coração.

34. Não te direi o nome, pátria minha
35. Teu nome é pátria amada, é patriazinha
36. Não rima com mãe gentil
37. Vives em mim como uma filha, que és
38. Uma ilha de ternura: a Ilha
39. Brasil, talvez.
     (...)
(Moraes, Vinicius de. Pátria mina).
Com base na análise do poema I e nas ideias relacionadas às questões de identidade e literatura nacional, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Segundo Paul Ricoeur um indivíduo narra a si mesmo através de historias das quais pode extrair a definição de sua própria essência o que se confirma no poema.

II. O poeta oscila entre a sacralização e dessacralização, pois em todo o poema apresenta a adesão à pátria mistificada ao lado de uma visão realista dos problemas.

III. Em se tratando de uma pátria que surgiu no contexto da colonização, é visível a critica aos sistemas totalitários e hegemônicos no poema.

IV. O poeta se opõe aos discursos ufanistas e acríticos sobre a pátria.
Alternativas
Q246442 Português
  Poema I

1.    A minha pátria é como se não fosse, é íntima
2.    Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
3.   É minha pátria. Por isso, no exílio
4.   Assistindo dormir meu filho
5.   Choro de saudades de minha pátria.

6.   Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
7.   Não sei. De fato, não sei
8.   Como, por que e quando a minha pátria
9.   Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
10. Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
11. Em longas lágrimas amargas.

12. Vontade de beijar os olhos de minha pátria
13. De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
14. Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) tão feias
15. De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
16. E sem meias pátria minha
17. Tão pobrinha!
      (...)
18. Quero rever-te, pátria minha, e para
19. Rever-te me esqueci de tudo
20. Fui cego, estropiado, surdo, mudo
21. Vi minha humilde morte cara a cara
22. Rasguei poemas, mulheres, horizontes
23. Fiquei simples, sem fontes.

24. Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta
25. Lábaro não; a minha pátria é desolação
26. De caminhos, a minha pátria é terra sedenta
      (...)
27. Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
28. Que brinca em teus cabelos e te alisa
29. Pátria minha, e perfuma o teu chão...
30. Que vontade de adormecer-me
31. Entre teus doces montes, pátria minha
32. Atento à fome em tuas entranhas
33. E ao batuque em teu coração.

34. Não te direi o nome, pátria minha
35. Teu nome é pátria amada, é patriazinha
36. Não rima com mãe gentil
37. Vives em mim como uma filha, que és
38. Uma ilha de ternura: a Ilha
39. Brasil, talvez.
     (...)
(Moraes, Vinicius de. Pátria mina).

O eu-lírico descreve a pátria de forma subjetiva. E para isso apresenta várias metáforas nas quais declara seus sentimentos. A este respeito, na linha 17 usa a expressão "Tão pobrinha! ". Sabendo-se que o poeta domina o uso da norma culta, afirma-se corretamente que na estrofe a expressão coloquial serve para:

I. demonstrar a relação íntima que mantém com a pátria.

II. confirmar a ideia de que o Brasil é um país desigual que não dá assistência aos excluídos.

III. declarar de modo carinhoso sua empatia pelos problemas de dependência econômica do Brasil.

IV. reforçar a permanência de traços românticos na poesia brasileira.


Das afirmativas acima, estão corretas, somente:

Alternativas
Q246440 Português
Sobre a fala e a escrita, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a altemativa correta,

I. Oralidade e escrita são praticas e uses da língua com características próprias, suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas linguísticos dicotônicos.

II, Como todos os povos têm ou tiveram uma tradição oral, a oralidade e mais prestigiosa do que a escrita

III. A escrita não estigmatiza identitariamente grupos ou indivíduos.

Alternativas
Q246439 Português
Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As aspas garantem que o autor produziu o texto exatamente da forma como está aspeado.

( ) É justamente por causa das diferentes condições de produção da escrita que a modalidade escrita é mais elaborada e mais correta do que a modalidade falada.

( ) A mudança de estrutura sintática possui relevância semântica. Um enunciado na voz passiva apresenta características diferentes de um enunciado na voz ativa, por exemplo.

( ) A retextualização é definida como a passagem do sonoro para o gráfico.

( ) No processo de transformação da fala em escrita, a eventual diminuição do texto pode ser decorrente da regularização linguística e não exclusivamente por seleção de informações mais importantes.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: C