O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 21.915 questões

Q990635 Não definido

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, essa ação tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes. Dentro de uma estrutura hospitalar, a farmácia é quem adquire e/ou prepara todos os agentes antimicrobianos necessários à terapêutica e à higienização hospitalar. Por meio da farmácia, pode se garantir o acesso racional e monitorar a utilização dos antimicrobianos e a utilização de saneantes e germicidas nos diversos setores do hospital.


A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) A clorexidina tem rápida ação microbicida, quando aplicados à pele, mas não tem atividade residual apreciável.

( ) A higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é insuficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.

( ) O modo de ação predominante dos álcoois na antissepsia consiste na desnaturação e coagulação das proteínas. Outros mecanismos associados têm sido reportados, como a ruptura da integridade citoplasmática, à lise celular e à interferência no metabolismo celular.

( ) Vários antissépticos e sabonetes associados à antissépticos podem ser utilizados na higienização das mãos durante o cuidado de pacientes colonizados e ou infectados com microrganismos multirresistentes, como clorexidina, Polivinilpirrolidona Iodo – PVPI, triclosan e álcool.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q990634 Não definido

O medicamento com a quantidade total ou específica da apresentação registrada na Anvisa, destinado à distribuição gratuita aos profissionais prescritores como ferramenta de publicidade, é chamado “amostra grátis”. A distribuição de amostras grátis de medicamentos à base de substâncias sujeitas a controle especial deverá observar os dispositivos constantes da Portaria 344/98, de 12 de maio de 1998.

Sobre a aplicação da referida legislação, em casos de doação de amostras grátis de medicamentos à base de substâncias sujeitas a controle especial à Farmácia Hospitalar, é correto afirmar que em caso de

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q990633 Não definido

O Rastreamento do diabetes mellitus tipo 2 em pacientes adultos assintomáticos consiste em um conjunto de procedimentos, cujo objetivo é diagnosticar o diabetes mellitus tipo 2 (DM2) ou a condição de pré-diabetes em indivíduos assintomáticos. Ainda que assintomáticos, a presença de fatores de risco já impõe rastreamento para diagnóstico precoce.

Apresenta corretamente os exames utilizados para o diagnóstico de diabetes tipo 2, a sequência indicada em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q990632 Não definido

São vários os objetivos da farmácia hospitalar. Porém, deve se observar atentamente o alcance dos mesmos com eficiência e eficácia na assistência ao paciente e na integração às demais atividades desenvolvidas no ambiente hospitalar.

(GOMES; REIS, 2011; MAIA NETO, 2005, TORRES;ORORIO DE CASTRO, 2007 ).


Em relação ao objetivo da farmácia hospitalar, é correto afirmar que está correlatamente relacionado ao seu componente o de

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q990631 Não definido
Qual dos fármacos a seguir, quando administrado pela via intravenosa, é capaz de reduzir o fluxo sanguíneo para a pele, aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos esqueléticos e aumentar a força e a frequência dos batimentos cardíacos?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: B