Questões de Concurso Militar EsFCEx 2023 para Oficial - Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Foram encontradas 10 questões

Q2259614 Medicina
Qual das seguintes afirmações está correta com relação aos exames de avaliação de nódulos de tireoide?
Alternativas
Q2259615 Medicina
Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, assintomática e sem antecedentes pessoais ou familiares para câncer da tireoide, vem a consulta para segunda opinião de nódulo em lobo direito com 1,5 cm no maior diâmetro, no terço inferior, com ultrassonografia mostrando padrão compatível com suspeita muito baixa para neoplasia. Qual é a conduta recomendada? 
Alternativas
Q2259616 Medicina
Paciente do sexo feminino, 35 anos, sem antecedentes familiares para neoplasia da tireoide, vem à consulta com ultrassonografia da tireoide mostrando nódulo em lobo esquerdo com 0,9 cm no maior diâmetro, sem características ultrassonográficas suspeitas e citologia oncótica colhida por punção aspirativa por agulha fina, guiada por ultrassom, com resultado “atipias de significado indeterminado” (AUS). Qual é a conduta mais adequada para o caso?
Alternativas
Q2259617 Medicina
O médico cirurgião de cabeça e pescoço é chamado por colega obstetra para avaliar uma paciente no primeiro trimestre de gestação, na qual foi encontrado incidentalmente em ultrassonografia um nódulo de 1,0 cm com características suspeitas para malignidade cuja citologia obtida por punção aspirativa guiada por ultrassonografia mostrou um padrão compatível com carcinoma papilífero da tireoide. Qual deve ser a conduta do profissional para o caso?
Alternativas
Q2259626 Medicina
Paciente do sexo masculino, 65 anos, com queixa de disfonia e odinofagia há quatro meses, de caráter progressivo e nódulo no pescoço. Antecedentes de infarto do miocárdio há três anos, tratado de forma endovascular, utilizando anticoagulante oral diário. Diabetes mellitus tipo 2 em uso de hipoglicemiante oral. Ao exame laringoscópico, observa-se lesão ulceroinfiltrativa de face laríngea da epiglote com extensão ao terço anterior de ambas as pregas vestibulares e inferiormente envolvendo a comissura anterior da glote. No pescoço há evidência clínica e radiológica de linfondos metastáticos nos níveis IIA bilateralmente, com extravasamento capsular dos linfodos envolvidos.
Dentre as características acima citadas, qual é a que contraindica formalmente a realização de uma laringectomia supraglótica aberta?
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: B
5: A