Questões de Concurso Militar EsFCEx 2021 para Médico - Sem Especialidade

Foram encontradas 10 questões

Q1822662 Medicina
Menina com 1 mês de vida, nascida a termo, de parto normal, é trazida para a primeira consulta de puericultura na Unidade Básica de Saúde. No resumo de alta da maternidade, consta que foi detectado sinal de Ortolani positivo. A mãe nega queixas, mas está preocupada porque conseguiu consulta com ortopedista só daqui a 4 meses. Hoje, ao exame, o sinal de Ortolani está negativo. A conduta indicada, nesse momento, é
Alternativas
Q1822663 Medicina
Na primeira consulta de retorno após o nascimento de um recém-nascido com 15 dias de vida, a mãe refere que está com dificuldade para amamentar devido à dor intensa na mama direita acompanhada de febre de 39 ºC, há 2 dias. Ao examiná-la, nota-se que a mama direita está edemaciada, quente, dolorosa à palpação, com a presença de fissuras. A conduta indicada é:
Alternativas
Q1822664 Medicina
Menina de 12 meses está em consulta de puericultura. A mãe refere que fazia as vacinas na UBS, mas as vacinas estão atrasadas e quer atualizá-las na rede privada. No cartão vacinal constam as seguintes doses: BCG – 1 dose ao nascimento; Hepatite B – 1 dose ao nascimento; Rotavírus – nenhuma dose; Pentavalente – 3 doses (aos 4, 6 e 8 meses de idade); Pneumocócica conjugada 7-valente: 2 doses (aos 4 e 6 meses de idade); Meningocócica conjugada tipo C: 2 doses (aos 4 e 6 meses de idade); Febre amarela – nenhuma dose; Sarampo-caxumba- rubéola: 1 dose de campanha (aos 8 meses de idade);
Em relação à programação para atualização da vacinação dessa criança, é correto afirmar que
Alternativas
Q1822665 Medicina
Menina de 5 anos, previamente hígida, vem ao pronto-socorro com história de tosse produtiva e febre (38,5 ºC) há 2 dias. Ao exame físico, está em bom estado geral, hidratada, corada, febril e taquipneica. Ausculta pulmonar com estertores e sibilos difusos. Após receber antitérmico e 3 inalações com broncodilatador, ficou afebril, com melhora da sibilância, porém mantendo taquipneia, com saturação de 94% em ar ambiente. A conduta indicada é:
Alternativas
Q1822666 Medicina
Menino de 3 anos, previamente hígido, há 10 dias esteve no pronto-socorro com história de febre (38 ºC) e diarreia com muco e laivos de sangue, sendo prescrita terapia de reidratação oral, zinco e azitromicina por 5 dias. Estava bem, assintomático há 1 semana, mas, desde ontem, apresenta irritabilidade e recusa para deambular, sem febre, sendo trazido novamente para avaliação com o pediatra. Ao exame, está choroso, corado, afebril, apresentando dor à mobilização ativa e passiva de joelhos bilateralmente e tornozelo direito, com limitação à flexão, porém sem hiperemia ou calor local. Os exames revelaram: Hb = 12,3 g/dL, Ht = 33%, leucócitos = 10 800 mm3 (3% bastonetes, 52% segmentados, 2% eosinófilos, 43% linfócitos), plaquetas = 210 000/mm3 e Velocidade de hemossedimentação = 26/mm3 , Ultrassonografia de articulações: discreto edema de partes moles e pequena quantidade de líquido articular, sem presença de debris.
De acordo com a principal suspeita diagnóstica, a conduta é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: A
5: E