Questões de Concurso Militar PM-AP 2010 para 2ª Tenente - Farmacêutico-Bioquímico

Foi encontrada 1 questão

Q1667167 Enfermagem

As infecções do trato urinário estão entre as doenças infecciosas mais comuns na prática clínica, particularmente em crianças, adultos jovens e mulheres sexualmente ativas, sendo apenas menos frequentes que as do trato respiratório. No meio hospitalar são as mais frequentes entre as infecções nosocomiais em todo 0 mundo. Do ponto de vista prático, por convenção, define-se como ITU tanto as infecções do trato urinário baixo (cistites) e como as do trato urinário alto (pielonefrites). Quanto à evolução dessas infecções considere as afirmativas. I - Episódio único ou isolado - ocorre uma única vez e resolve habitualmente pelo uso de antibioticoterapia. Um segundo episódio isolado, pode ocorrer sem relação temporal com 0 anterior. Entre 10 a 20% das mulheres irão apresentar no decorrer da vida pelo menos um episódio de infecção urinária.

II - Recidiva - é a ocorrência de um novo episódio de ITU, sem relação com o evento anterior, causado por outro microrganismo, exceto que pela origem e freqüência do agente etiológico que coloniza a região perineal, pode ser atribuída à mesma espécie bacteriana. Episódios repetidos não devem ser confundidos com infecção urinária crônica.

III - Reinfecção - em conseqüência à falha no tratamento o mesmo microrganismo isolado previamente persiste no trato urinário, causando infecção ou bacteriúria assintomática. A persistência do mesmo microrganismo por meses ou anos, leva a infecção urinária crônica.

IV - ITU crônica: representa a persistência do mesmo microrganismo por meses ou anos com recidivas após tratamento, no caso de pielonefrite crônica, há associação com comprometimento da pelve e parênquima renal.

V - ITU recorrente: Dois ou mais episódios no período de 6 meses ou três ou mais no período de um ano as definem na mulher. Nos homens, é definida quando ocorrem dois ou mais episódios de ITU em um período de até 3 anos, lembrando a freqüente associação com prostatite bacteriana crônica, nos pacientes sem fatores predisponentes.


Estão CORRETA(S)

Alternativas
Respostas
1: D