Questões de Concurso Militar PM-MG 2023 para Farmácia

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173769 Farmácia
J. M. S., 67 anos, possui hipertensão arterial sistêmica, diabetes e transtorno de ansiedade generalizada e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a sepse secundária a uma ferida em pé direito. Está em uso de linezolida 600mg via endovenosa de 12/12 horas há três dias, após crescimento em cultura de MRSA (Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina) resistente à vancomicina. Nesta manhã, durante corrida de leito multiprofissional foi aventada a possibilidade de iniciar venlafaxina para o Sr. J. M. S. para tratamento concomitante de dor neuropática e do transtorno de ansiedade. Nesse caso, assinale a alternativa CORRETA indicando qual deve ser a conduta do farmacêutico. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173776 Farmácia
C.C.S, 50 anos, foi internado devido a hipoglicemia sintomática e síndrome de abstinência alcoólica. História pregressa: Diabetes Melitus; Hipertensão Arterial Sistêmica; cirrose CHILD A, 2 episódios prévios de pancreatite aguda alcoólica, sedentário, etilista pesado. Medicamentos de uso domiciliar: citalopram 20mg 1 comprimido (comp) pela manhã, fenofibrato 200mg 1 comp em dias alternados, insulina NPH 35 unidades pela manhã e 10 unidades internacionais a noite; rosuvastatina 20mg 1 comp a noite; losartana 50mg 1 comp de 24/24 horas. Na admissão a insulina NPH foi suspensa, sendo prescrita insulina regular para correção. Os demais medicamentos de uso domiciliar foram mantidos. Também foi prescrito diazepam 10mg de 4/4 horas. Considerando o exposto, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Farmácia |
Q2173779 Farmácia
Sobre a farmacoterapia do diabetes mellitus tipo 2, analise as assertivas abaixo:

I. Pacientes internados com hemoglobina glicada (HbA1c) acima de 11% devem iniciar, ainda durante a internação, tratamento associado com dapagliflozina, sitagliptina e gliclazida para postergar a necessidade de insulinização.
II. Os medicamentos inibidores do transportador de sódio-glicose 2 no túbulo proximal renal reduzem o nível de glicemia ao promover sua perda urinária. Estudos recentes têm demonstrado benefício de fármacos dessa classe na redução do risco cardiovascular dos pacientes.
III. Uma das reações adversas associadas à metformina é a acidose láctica. É necessário interromper seu uso em situações que possam ocorrer declínio da função renal, como antes de procedimentos radiológicos com uso de contrastes e durante a internação por doença grave.
IV. Os análogos de GLP 1, como a liraglutida, inibem a enzima dipeptidil peptidase 4 (DDP-4), aumentando os níveis de peptídeo 1 tipo glucagon (GLP-1). Ao inibir a DDP-4 promovem redução de peso, além de reduzirem o risco de morte por infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico.

Estão CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D