Questões de Concurso Militar PM-MG 2023 para Enfermagem

Foram encontradas 9 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173723 Enfermagem
Um lactente de 9 meses, pesando 8 quilogramas, deu entrada no pronto atendimento pediátrico com quadro de prostração e esforço respiratório importante. Ao ser avaliado, o enfermeiro observou que a criança não estava respondendo aos estímulos verbais e dolorosos, apresentando gasping e pulso não palpável. Imediatamente acionou ajuda e iniciou as compressões torácicas intercaladas com as ventilações. Assim que o desfibrilador estava disponível, foi constatado que o lactente se encontrava com ritmo de atividade elétrica sem pulso.
Em relação ao atendimento deste lactente, de acordo com as Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173725 Enfermagem
O atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR) é permeado por vários desafios, especialmente em condições atípicas.
Considerando as Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173731 Enfermagem
Uma paciente de 76 anos do sexo feminino, portadora de hipertensão arterial sistêmica, deu entrada no pronto atendimento com temperatura axilar 39.2ºC, taquicardia, taquipneia, confusão mental, pressão arterial 84x60mmHg e relato de disúria. Após avaliação na classificação de risco, o enfermeiro acionou o médico e abriu o protocolo de sepse.
Considerando que esta paciente foi avaliada com alta probabilidade de sepse e de acordo com as Diretrizes Internacionais para Manejo da Sepse e Choque Séptico 2021, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173732 Enfermagem
Uma paciente de 32 anos do sexo feminino, previamente hígida, deu entrada no pronto atendimento com relato de palpitação de início súbito na região precordial, sem outras queixas. Na avaliação inicial encontrava-se consciente e orientada em tempo e espaço, com bom padrão respiratório, frequência respiratória 16irpm, frequência cardíaca 190bpm, pressão arterial 118x61mmHg, temperatura axilar 36,1ºC, saturação periférica de oxigênio 96% em ar ambiente, tempo de enchimento capilar menor que 2 segundos.
Considerando o caso exposto e o eletrocardiograma desta paciente mostrado a seguir, analise as assertivas abaixo: 
Imagem associada para resolução da questão

I. Trata-se de uma taquiarritmia de complexo QRS estreito (menor que 120 milissegundos) e regular.
II. A paciente tem indicação imediata de cardioversão elétrica com carga inicial de 100 Joules bifásico.
III. A adenosina é a droga de primeira escolha para esta arritmia devendo ser administrada lentamente via endovenosa.
IV. A condução inicial pode se dar com massagem do seio carotídeo devido à estabilidade hemodinâmica da paciente.

Estão CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173734 Enfermagem
O acidente vascular encefálico (AVE) refere-se ao início e à persistência de disfunção neurológica em decorrência da interrupção do suprimento sanguíneo ao cérebro e é classificado em isquêmico ou hemorrágico.
Considerando que a terapia trombolítica pode ser um tratamento utilizado no AVE isquêmico, e que o enfermeiro é parte importante deste processo, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: D