Questões de Concurso Militar PM-MG 2023 para Clínica Médica / Clínica

Foram encontradas 5 questões

Q2172941 Medicina
Uma mulher de 47 anos com história de abuso de tabaco e colite ulcerativa é examinada devido a palpitações. Relata que há 6 meses ela tem uma sensação de “sacudida do coração” durante aproximadamente 5 minutos, de duas a três vezes no dia, sem relação com esforço físico. Negou síncope ou tonturas. O exame físico é normal. O ECG de repouso revela ritmo sinusal e ausência de anormalidades. Além de verificar os eletrólitos séricos, qual das seguintes opções é o exame mais apropriado?
Alternativas
Q2172945 Medicina
Paciente masculino, 60 anos, é atendido com dor precordial constritiva iniciada em repouso desde duas horas antes. Encontra-se diaforético e pálido. PA = 110/75 mmHg; FC = 106 bpm; ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular, sem sopros. O nível sérico de troponina está elevado e o traçado do ECG é compatível com infarto agudo do miocárdio sem elevação do segmento ST. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a melhor opção terapêutica: 
Alternativas
Q2172947 Medicina
Homem, 55 anos, é avaliado por dispnéia aos pequenos esforços. Antecedentes pessoais: diagnóstico de DPOC há 5 anos, com um episódio de exacerbação no último ano. Ex-tabagista 90 anos/maço. Medicação em uso: formoterol/budesonida (12/400mcg), uma cápsula, duas vezes ao dia, via inalatória, tiotrópio (2,5 mcg/dose), duas doses, uma vez ao dia, via inalatória e salbutamol de demanda. Exame físico: PA: 132x76 mmHg; FC 92; FR: 18 irpm; saturação de O2 (ar ambiente): 87%. Ausculta pulmonar: murmúrio vesicular reduzido globalmente. Exames laboratoriais: hemoglobina: 15,2 g/dL; gasometria arterial (ar ambiente): pH 7,37; paO2: 54 mmHg; paCo2: 55 mmHg; HCO3: 28 mmol/l; Saturação de O2: 86%. Espirometria: FEV1: 55% EV1/CVF: 0,65. Marque a conduta CORRETA:
Alternativas
Q2172952 Medicina
Homem, policial militar, 35 anos, é encaminhado pelo médico do batalhão para o serviço de emergência devido a queixa de cansaço e fadiga e eletrocardiograma evidenciando bradicardia sinusal com frequência cardíaca de 49 bpm. Paciente refere ser triatleta há dez anos, realizando treinos diários sem perda de rendimento, porém no último mês vem sendo requisitado por jornada de trabalho intensa de 12 horas diárias no seu serviço. Traz um Holter 24 horas recente com frequência média de 54 bpm na vigília e 42 bpm no sono, e hormônio tireoestimulante (TSH) normal.
Marque a alternativa com o manejo mais CORRETO para este paciente:
Alternativas
Q2172957 Medicina
Paciente mulher, de 48 anos, branca, natural e procedente de Belo Horizonte – MG, com queixas de febre intermitente há 1 mês. Ela relata episódios de temperatura superior a 39°C, com calafrios, perda de peso e fadiga. Ela mora e trabalha na zona urbana e tem contato contínuo com animais domésticos, como cães e gatos, porém ambos “saudáveis e vacinados”. Apresenta “sopro cardíaco” e “valva aórtica bicúspide”, faz acompanhamento com cardiologista.
Foram solicitados vários exames, dentre eles três amostras de hemoculturas, que foram negativas (ausência de crescimento bacteriano).

Marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: B