O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso Militar COLÉGIO NAVAL 2021 para Aluno - 2º Dia

Foram encontradas 13 questões

Q1879039 Ciências
Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.

    A grande ilha de Bornéu, na Asia, é lar da planta carnívora Nepenthes rajah, que evoluiu para ser o "vaso sanitário" de um mamífero da região conhecido como Tupaia montana, ou musaranho de árvore. A planta exótica possui um néctar que serve de alimento para o mamífero, que pode aproveitar o lanchinho enquanto faz suas necessidades. Essa espécie de planta é especialmente resistente, o que permite sustentar o peso do animal. Além disso, a N. rajah apresenta uma espécie de mecanismo antiderrapante em suas beiradas, facilitando a permanência do animal no local.     Plantas carnívoras, mesmo autotróficas, são geralmente encontradas em regiões com solos pobres em fosfatos e nitrato e recebem parte da suplementação nutricional se alimentando de insetos. Em uma região onde os mosquitos são escassos, esta planta carnívora parece ter seguido um caminho evolutivo único se nutrindo das fezes desse pequeno mamífero.

Adaptado de <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/05/planta-carnivora-evoluiu-para-tornar-se-uma-privada-de-roedores-entenda.html>

Considerando a escassez de pequenos insetos na região e a importância da presença dos mamíferos para a nutrição da planta, a relação ecológica que existe entre a planta carnívora Nepenthes rajah e o mamífero Tupaia montana é denominada: 
Alternativas
Q1879042 Ciências
Um pescador em cima de um pequeno barco observa atento um peixe e estima que ele se encontre a 50 cm de profundidade da superfície de águas calmas da lagoa onde pesca. O que aquele pescador não sabia é que, devido ao fenômeno da refração da luz, neste caso, ao passar de um meio mais refringente (água) para um meio menos refringente (ar atmosférico) a luz sofre uma deflexão, ou, em outras palavras, um desvio em sua trajetória, e temos uma "impressão errada" da profundidade dos objetos. Da mesma forma, quando olhamos para uma piscina com água, estando do lado de fora, temos a sensação de a piscina ser mais rasa. O mesmo fenômeno ocorre quando mergulhamos um lápis em um copo com água e temos a impressão de que o lápis se quebra na superfície da água. Levando-se em consideração o fenômeno da refração da luz ao passar de um meio para outro meio e a partir da e.stimativa do pescador, calcule a profundidade real a que se encontra o peixe a partir da superfície da lagoa, e assinale a opção correta.

Dados:
lndice de refração do ar atmosférico: 1; e
lndice de refração da água: 1,3. 
Alternativas
Q1879043 Ciências
Em uma estrada reta, um automóvel encontra-se parado em sinal fechado. No momento em que o sinal "abre", o motorista pisa o acelerador e o carro arranca com uma aceíeração constante de 0,4 m/s2. Nesse mesmo instante, uma moto ultrapassa o veículo com velocidade constante de 36 km/h. Determine a distância percorrida pelo carro até alcançar a moto a partir da abertura do sinal, e assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1879044 Ciências
Um cuidado que todo motorista deve ter é sempre respeitar o limite de velocidade da via, recomendação que se intensifica ainda mais em dias chuvosos nos quais o coeficiente de atrito dos pneus com a pista diminui devido à água na pista. Ao fazer uma curva, um veículo em alta velocidade pode perder a aderência com a pista e acabar "saindo pela tangente". Infelizmente, ocorrem muitos acidentes dessa natureza nas estradas, muito deles com vítimas fatais. Considere então um carro de massa m = 0,15 x 104 kg que realiza uma curva circular contida num plano horizontal de raio R=125 m. Considere o valor de aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2. O coeficiente de atrito estático entre a pista e os pneus do carro é de µ=0,5. Determine a máxima velocidade que o carro pode imprimir na curva sem derrapar .e assinale a opção correta.
Alternativas
Q1879045 Ciências
Numa instâlação elétrica, um circuito é constituído de 8 lâmpadas idênticas ligadas em paralelo a uma fonte de 120 V. Sabe-se que a potência de cada lâmpada é de 20 watts. Calcule o valor aproximado da corrente elétrica . fornecida pela fonte ao circuito e assinale a opção correta. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: B
5: A