O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso Militar COLÉGIO NAVAL 2021 para Aluno - 2º Dia

Foram encontradas 6 questões

Q1879030 História
Leia os textos abaixo:


Texto 1

"No início do século XIX, as condições para a emancipação brasileira estavam maduras e foram precipitadas pela conjuntura criada pelas guerras napoleõnicas e pela Revolução Industrial inglesa. Com a invasão de Portugal, a sede do reino transferiu-se para o Brasil, suprimindo-se a situação colonial, que não foi passivei restaurar quando D. João retornou ao território português."


História do Brasil. CAMPOS, Raymundo.


Texto lI

"Depois de 7 de setembro de 1822, o Brasil continuou numa situação semelhante àquela que se estabelecera com a abertura dos portos. Durante o Primeiro Reinado Persistiu a ameaça da recolonização, só totalmente superada com a abdicação de D. Pedro, em abril de 1831. Mesmo assim, foram dados importantes passos no sentido de organizar a vida social, polltica e jurídica da nova nação."


História do Brasil. CAMPOS, Raymundo
O Brasil, hoje, constituiu-se numa República Presidencialista, porém, foi um longo processo até chegarmos à atual configuração política e administrativa. Em relação à vinda da Família Real Portuguesa e o consequente período Joanino desenrolaram-se ações pollticas, econômicas e sociais que resultaram na Independência do país e o curto período denominado Primeiro Reinado. Assim, marque a opção que apresenta, corretamente, os eventos decorridos entre a vinda da família real e o fim do Primeiro Reinado.
Alternativas
Q1879031 História
Leia o texto a seguir.

República Velha ou Primeira República do Brasil

"A partir de 15 de novembro de 1889, o Brasil adotou o modelo republicano como forma de governo. O período conhecido como República Velha durou de 1889 até 1930. Historicamente, este período é chamado de República Velha em contraposição ao período pós-revolução de 1930, que é visto como um marco na história da República, uma vez que provocou grandes transformações no Estado brasileiro."

Disponível em: <https://www.politize.corn.br/republica-velha/>. Acesso em 23. mar. 2021.

Sobre o período que abrange a República Velha, marque a opção correta.
Alternativas
Q1879032 História
Leia o texto a seguir.

"Garantindo a tranquilidade política, Juscelino partiu para o seu programa econômico, que tinha como slogan "50 anos em 5", isto é, cinquenta anos de progresso em cinco de governo. Para viabilizá-lo, Juscelino colocou em prática o nacionalismo-desenvolvimentista, ou seja, uma tentativa de promover o desenvolvimento, a partir de interesses exclusivamente nacionais. Nas palavras de Juscelino: "convém que se compreenda, de uma vez pra sempre, que o desenvolvimento do Brasil não é uma pretensão ambiciosa, um desvario, um delírio expansionista, mas uma necessidade vital. Desenvolver para nós, é sobreviver, gravem bem os que estão em condições de colaborar conosco, que não necessitamos apenas de conselhos... mas de cooperação dinâmica, o que essa cooperação é altamente rentável a quem se dispuser a ajudar-nos."

(FAUSTO, Boris (org.). História geral da civilização brasileira. 3 ed. Rio de Janeiro.

Sobre o Governo de Juscelino Kubitschek (JK), marque a opção correta.
Alternativas
Q1879033 História
Leia o texto a seguir.

Depois de quase 6 anos afastados do Catete, Getúlio Vargas conquistou novamente, pela força do voto e com a confiança das massas trabalhadoras, a cadeira presidencial. Seu retrato, que fora retirado provisoriamente, voltou a decorar suntuosos gabinetes, repartições públicas de todo o pais, casas de familias, ( ... ).

JUNIOR, Antônio Mendes e MARANHÃO, Ricardo. Brasil História - Texto e Consulta.

Marque a opção correta sobre os atos e fatos históricos dos períodos, nos quais Getúlio Vargas esteve no mais alto cargo do Poder Executivo. 
Alternativas
Q1879034 História
O Império, no último quarto do século XIX, demonstrava fragilidade e encontrava muita resistência ao modelo monárquico de governo. Em sentido contrário, as aspirações republicanas se fortaleciam. Sobre as causas, evolução, vitória e consolidação do Regime Republicano, marque a opção que apresenta, corretamente, a fase final do Império e/ou inicio da República.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: C