Questões de Concurso Militar COLÉGIO NAVAL 2018 para Aluno - 2° Dia

Foram encontradas 6 questões

Q930324 Biologia

Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.


Peixe se reproduz sem sexo e desafia teoria de extinção da espécie


A teoria da evolução sugere que as espécies que se reproduzem de forma assexuada tendem a desaparecer rapidamente, uma vez que seu genoma acumula mutações mortais ao longo do tempo, Mas um estudo sobre um peixe lançou dúvidas sobre a velocidade desse declínio. Apesar de milhares de anos de reprodução assexuada, o genoma da molinésia-amazona (amazon molly, em inglês), que vive no México e no sul dos Estados Unidos, é notavelmente estável e a espécie sobreviveu. Os detalhes do trabalho foram publicados na revista Nature Ecology and Evolution.


Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/internacional43062040


Sobre a reprodução dos seres vivos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q930325 Biologia
Analise a figura abaixo, que representa o desenho esquemático de um coração humano.
Imagem associada para resolução da questão

Na figura acima, os vasos sanguíneos que transportam apenas sangue arterial são os representados pelos números:
Alternativas
Q930326 Biologia

Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.


Sífilis volta a ser epidemia no Brasil, e doença ganha dia nacional de combate


Uma doença que estava apenas no imaginário popular voltou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros. Em apenas cinco anos, o número de casos de sífilis aumentou 5.000%, segundo dados do Ministério da Saúde (de 1.249 em 2010, para 65.878 em 2015). Por conta deste crescimento, o terceiro sábado de outubro foi decretado com o "Dia D" de combate à doença. Segundo especialistas, este número de casos está elevado porque as pessoas perderam o medo de contrair doenças sexualmente transmissíveis por conta do avanço dos tratamentos. A doença também pode ser passada da mãe para o bebê.


- A AIDS deixou de ser uma “sentença de morte” com o desenvolvimento de novas drogas antirretrovirais e hoje a população que vive com HIV tem uma qualidade de vida melhor, isso talvez tenha levado a um relaxamento com a prevenção de DSTs. Há uma tendência mundial de redução do uso de preservativo nas relações sexuais, principalmente entre os jovens - explica Aline Junqueira, infectologista do Hospital Adventista Silvestre.


Disponível em;<https://extra.globo.com/noticias/saude-eciencía/sifilis-volta-ser-epidemia-no-brasil-doenca-ganhadia-nacional-de-combate-21949038.html>


A respeito das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), marque a opção correta.

Alternativas
Q930327 Biologia
Sobre o processo de fotossíntese e respiração das plantas, é correto afirmar que:
Alternativas
Q930328 Biologia
Leia o texto abaixo.
Quando se fala em branqueamento dos corais, as notícias remetem à Grande Barreira, que fica lá do outro lado do mundo, na Austrália. E no fim, não se dá muita importância para isso. "Afinal, o que eu tenho a ver com algo tão distante de mim?", alguns pensam. Mas desde o ano passado, o monitoramento de corais no litoral brasileiro vem revelando uma situação preocupante aos pesquisadores.
Corais são cnidários, assim como as águas vivas, porém têm um estilo de vida diferente. Eles vivem presos em rochas capturando o alimento com seus tentáculos. Não se movimentam. Apesar da imobilidade, os corais são a base para toda uma vida marinha. Os corais crescem como colônias e formam grandes barreiras, cheias de reentrâncias que fornecem ambiente perfeito para inúmeras espécies de seres vivos.
Porém, as cores dos corais não são suas próprias cores. O que os tornam tão bonitos é a simbiose com um tipo especial de alga do gênero Symbiodinium (zooxantelas). Os corais têm cavidades em seu exoesqueleto de carbonato de cálcio (que é todo branco). As algas se alojam nestes pequenos poros, o que facilita para elas a atividade de retirar a luz solar que penetra nas águas do mar. A energia excedente produzida através da fotossíntese destas algas é transferida para o coral.
O motivo para o branqueamento dos corais está diretamente ligado à temperatura das águas. Quando ficam em regiões mais quentes, estas algas começam a produzir substâncias químicas tóxicas ao coral. Para se defender, o cnidário tem a estratégia de expulsar as algas. O processo de expulsão é traumático e aquela energia excedente que as algas davam para o coral some de uma hora para outra.
Disponível em:<https://www.bioloaiatotal.com.br/bloa/o+branaueamento+dos+corais-341.html>
Com base nas informações do texto, assinale a opção que apresenta a relação ecológica existente entre os corais e as algas.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: A
5: B