Questões de Concurso Militar Comando do 2º Distrito Naval 2016 para Oficial de 2ª Classe

Foram encontradas 3 questões

Q866065 História

Leia o texto a seguir.


"...minha resolução foi de acabar de uma vez, com toda a esquadra paraguaia, que eu teria conseguido se os quatro vapores que estavam mais acima não tivessem fugido. Pus a proa sobre o primeiro, que o escangalhei, ficando inutilizado completamente, de água aberta, indo pouco depois ao fundo. Segui a mesma manobra contra o segundo, que era o Marquês de Olinda, que inutilizei, e depois o terceiro, que era o Salto, que ficou pela mesma forma".

(Parte de Combate escrita em 12 de junho de 1865 a bordo da Fragata Amazonas pelo Chefe de Divisão Francisco Manoel Barroso) .


O trecho acima se trata do relato do Almirante Barroso a respeito da vitória brasileira sobre as forças navais paraguaias, na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865. Apesar de a guerra ter se estendido até 1870, por que tal Batalha Naval pode ser considerada como decisiva para a vitória da Tríplice Aliança?

Alternativas
Q866066 História

Leia o texto a seguir.

O início da colonização do Brasil pelos portugueses contou com uma série de investidas de outras nações europeias, que buscaram, através de ocupações, romper o domínio português estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Dentre essas intervenções, houve a ocupação Francesa de 1612-1615. No combate a tal ocupação, pode-se citar Jerônimo de Albuquerque, primeiro nascido no Brasil a comandar uma força naval.

A que local da colônia portuguesa o texto acima se refere?

Alternativas
Q866083 História

Leia o texto a seguir.


"As armas e os barões assinalados

Que da Ocidental praia Lusitana,

Por mares nunca dantes navegados

Passaram ainda além da Taprobana,

Em perigos e guerras esforçados

Mais do que prometia a força humana,

E entre gente remota edificaram;

Novo reino, que tanto sublimaram (...)"

(Trecho de 'Os Lusiadas' de Luís de Camões, 1572)


Publicado no século XVI, os 'Lusíadas' de Luís de Camões trata-se de uma ode ao píoneirismo lusitano no processo de expansão marítima europeia no final do século XIV. Que fatores possibilitaram tal pioneirismo português?

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A