Questões de Concurso Militar CSM 2012 para Primeiro Tenente - Quadro de Cirurgiões-Dentistas

Foram encontradas 8 questões

Q648658 Odontologia

Em relação à periodontite crônica, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, de acordo com Lindhe et al. (2010), assinale a opção correta.

( ) A gravidade da periodontite crônica pode ser classificada com base no grau de perda de inserção à sondagem.

( ) A periodontite crônica é classificada como localizada, quando menos de 50% dos sítios são afetados, ou como generalizada, quando ultrapassa esse limite.

( ) Apesar da periodontite crônica ser iniciada e mantida pela placa bacteriana, os fatores do hospedeiro determinam a patogênese e progressão da doença.

( ) A taxa de progressão da periodontite crônica, na maioria dos casos, é de lenta a moderada; períodos de rápida destruição tecidual podem, entretanto, ocorrer.

( ) A extensão e a gravidade desta doença no indivíduo, a saber: o número de sítios com perda de inserção, perda óssea e/ou bolsas periodontais profundas, não constituem bons preditores para a ocorrência da doença futura.

Alternativas
Q648675 Odontologia

Em relação à antibioticoterapia utilizada em Periodontia, coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo, segundo Lindhe et al. (2010), e assinale a opção correta.

( ) O Metronidazol não é efetivo contra Porphyromonas gingivalis, Tannerella forsythia, espiroquetas, e outras bactérias gram-negativas estritamente anaeróbias.

( ) A monoterapia, realizada com um antibiótico como suplemento para instrumentação mecânica, pode mudar significativamente a composição da microbiota subgengival, mas não pode eliminar certos microrganismos periodontais de maneira previsível.

( ) Para a supressão máxima subgengival de Aggregatibacter actinomycetemcomitans, a combinação de Metronidazol e Amoxicilina é recomendada.

( ) A dose subótima de antibióticos, causada por prescrição inadequada ou complascência do paciente, favorece a expansão de clones bacterianos antibiótico-resistentes.

( ) As Tetraciclinas, Clindamicinas e Eritromicinas são inibidores da síntese proteica. Elas têm um amplo espectro de ação e são bactericidas. Além disto, as Tetraciclinas são capazes de inibir colagenase.

Alternativas
Q648676 Odontologia
Em 1999, no simpósio para classificação internacional, as diferentes formas de periodontite foram reclassificadas (LINDHE et al., 2010) . De acordo com a classificação proposta no mencionado simpósio, que doença periodontal caracteriza-se pelo seguinte quadro: agregação familiar dos casos; perda de inserção e destruição óssea rápidas; falta de consistência entre os depósitos bacterianos visíveis clinicamente; gravidade da destruição periodontal; e ausência de condições sistêmicas significativas? 
Alternativas
Q648679 Odontologia
O tecido conjuntivo é o componente tecidual predominante da gengiva, o qual apresenta diversos tipos celulares. Segundo Lindhe et al. (2010), qual é a célula responsável tanto pela produção de determinados componentes da matriz do tecido conjuntivo quanto pela produção de substâncias vasoativas, que podem afetar a função do sistema microvascular e controlar o fluxo de sangue através do tecido?
Alternativas
Q648682 Odontologia
Em relação às informações de Rotstein e Simon, citado por LOPES e SIQUEIRA (2010), referentes à inter-relação endodontia / periodontia, é INCORRETO afirmar que a reabsorção
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: C
5: D