Questões de Concurso Militar CSM 2011 para Primeiro Tenente - Psicologia

Foram encontradas 4 questões

Q250499 Psicologia
Analise o trecho a seguir, do livro "Psicossomática Hoje" (2010), de Mauro Diniz Moreira e Júlio de Mello Filho.

"Caráter imprevisível do curso da doença. As frequentes e imprevisíveis exacerbações da doença fazem com que os pacientes tenham dificuldade em planejar o futuro. Como proteção vivem o seu "dia a dia", não se desenvolvendo pessoal ou profissionalmente, afastando-se socialmente, às vezes em graus desproporcionais à severidade da doença. Criam mecanismos de defesa para lidar com essa imprevisibilidade, como pensamentos mágicos e obsessivos que os afastam de pessoas ou lugares que julgam "causar" os episódios agudos."

O trecho acima se refere à característica de qual doença autoimune?
Alternativas
Q250500 Psicologia
Segundo José Schávelson, no livro "Psicossomática Hoje" (2010), de Júlio de Mello Filho e colaboradores, assinale a opção correta em relação à situação emocional dos pacientes que são submetidos à cirurgia do câncer.
Alternativas
Q250504 Psicologia
Analise o trecho a seguir.

"Estes pacientes tendem a negar a realidade e podem adotar uma atitude arrogante, ou de desprezo e indiferença com relação à sua enfermidade e aos cuidados médicos. Estas reações podem ser trabalhadas dentro da própria relação clínico-paciente. Entretanto, com certa frequência, somente a intervenção psiquiátrica consegue reverter esse quadro."

Amaury Queiroz, no livro "Psicossomática Hoje" (2010), de Júlio de Mello Filho, Miriam Burd e colaboradores, discorre sobre a sistematização assistencial para o paciente infectado pelo vírus da AIDS e sobre as reações psicológicas e/ou psiquiátricas determinadas pelo quadro clínico de ansiedade aguda, acrescido de ansiedade ou angústia. O trecho acima se refere às reações

Alternativas
Q250523 Psicologia
Analise o trecho a seguir.

"Surge de forma gradual com a também gradual aceitação, pelo paciente, de suas limitações, deficiências e complicações inerentes à hemodiálise. Esse estágio é marcado por flutuações no estado emocional e físico. Todos os pacientes vivenciam prolongados períodos de contentamento, alternados com episódios variados de depressão. "

No livro "A Psicologia no Hospital" (2003) , Marli Rosani Meleti escreve sobre o paciente em hemodiálise e cita Reichsman e Levy, que descreveram os estágios de adaptação para a manutenção da hemodiálise pelos quais passam alguns pacientes. Esses estágios foram denominados de períodos. O trecho acima se refere ao período
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: C