Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Médico - Radiologia e Ultrassonografia

Foram encontradas 5 questões

Q2092282 Medicina
A respeito da doença de Paget óssea, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2092288 Medicina
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença multissistêmica crônica com manifestações predominantemente musculoesqueléticas. São consideradas características radiográficas da artrite reumatoide: 
Alternativas
Q2092289 Medicina
Paciente, sexo masculino, 46 anos, apresenta luxação anterior do ombro ocorrida durante partida de futebol. Realiza ressonância magnética que visualiza lesão de Hill-Sachs com as seguintes medidas:
• Glenoide intacta: 21 mm; • Defeito ósseo da glenoide: 6 mm; • Intervalo Hill-Sachs: 20 mm; e, • Ponte óssea (medida lesão de Hill-Sachs até a inserção do tendão infraespinhoso): 5 mm.
Diante do exposto, é correto afirmar que os tipos de tratamento dependem das medidas do Intervalo Hill-Sachs, Glenoide Track e do Padrão de Lesão são, respectivamente: 
Alternativas
Q2092297 Medicina
Alguns micro-organismos possuem facilidade para penetrar nas articulações, causando processo inflamatório-infeccioso. Como a sinóvia que reveste as articulações não apresenta defesa substancial, elas logo atingem o líquido sinovial, levando à artrite séptica. Considerando o exposto, quais são as articulações mais comprometidas por artrite séptica em crianças e adultos, respectivamente? 
Alternativas
Q2092300 Medicina
A doença de Legg-Calvé-Perthes é o epônimo da necrose avascular idiopática juvenil da cabeça femoral. Atualmente, sua etiologia ainda não está completamente elucidada, embora existam evidências de que o evento patogênico chave da doença de Legg-Calvé-Perthes seja a interrupção do aporte sanguíneo da cabeça femoral. As classificações da patologia consideram:
• fases evolutivas da doença: classificação ou estágios de Waldenström; • prognóstico: classificação de Catteral e Herring; • resultado final a longo prazo: classificação de Stulberg.
De acordo com a classificação de Herring et al, na avaliação da altura do pilar lateral, durante a fase de fragmentação, os pacientes com pior prognóstico são os que apresentam redução do pilar lateral maior que 50%, sendo representada pelo estágio:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: B
5: C