Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Fisioterapia - Traumático Ortopédico

Foram encontradas 37 questões

Q2090178 Fisioterapia
Os movimentos fisiológico (osteocinemático) e acessório (artrocinemático) ocorrem de forma simultânea durante o movimento e são diretamente proporcionais um ao outro, com um pequeno incremento de movimento acessório resultando em um incremento maior do movimento osteocinemático. Movimentos artrocinemáticos normais ocorrem para possibilitar o movimento fisiológico de amplitude. Mennell introduziu o conceito de que a amplitude de movimento total, indolor e ativa não é possível sem esses movimentos e que a restrição do movimento artrocinemático resulta em diminuição no movimento osteocinemático. Considerando que existem três tipos fundamentais de movimento entre as superfícies articulares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Rolagem: ocorre quando os pontos de contato sobre cada superfície articular estão constantemente mudando. Esse tipo de movimento é análogo ao dos pneus de um carro que avança para a frente. O termo balançar é frequentemente usado para descrever pequenos movimentos de rolagem.
( ) Deslizamento: é a translação pura e ocorre se apenas um ponto sobre a superfície que se move faz contato com diversos pontos sobre a superfície oposta. Esse tipo de movimento é análogo ao dos pneus de carro derrapando em um piso molhado após uma freada brusca. O deslizamento é também referido como um movimento translatório ou acessório. Embora a rolagem de uma articulação sempre ocorra na mesma direção que o balanço do osso, a direção do deslizamento é determinada pela forma da superfície articular. Essa regra é conhecida como a regra côncavo-convexa: se a superfície articular é convexa em relação a outra, o deslizamento ocorre na direção oposta ao movimento osteocinemático. Se, entretanto, a superfície articular for côncava, o deslizamento ocorre na mesma direção que o movimento osteocinemático.
( ) Movimento giratório: é definido como qualquer movimento no qual o osso se move, mas o eixo mecânico permanece estacionário. O movimento giratório envolve a rotação de uma superfície sobre outra que lhe é oposta, em torno de um eixo longitudinal. Esse tipo de movimento é análogo a uma pirueta no balé, e inclui as rotações interna e externa da articulação glenoumeral, quando o úmero estiver abduzido a 90°, bem como a cabeça radial durante a pronação e supinação.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090179 Fisioterapia
A cartilagem hialina, comumente denominada cartilagem, cobre as extremidades dos ossos longos e, juntamente com o fluido sinovial, forma uma superfície articular lisa. A cartilagem articular desempenha um papel importante na função do sistema musculoesquelético, possibilitando a ocorrência de quase todos os movimentos, sem atrito entre as superfícies articulares das articulações diartrósicas (sinoviais). A cartilagem articular adulta é uma estrutura avascular sem inervação. A cartilagem hialina é a mais abundante das cartilagens no corpo humano. A maioria dos ossos é, primeiramente, formada por cartilagem hialina e, em seguida, transformada em osso por meio de um processo denominado ossificação endocondral. A cartilagem articular distribui as forças articulares sobre uma grande área de contato, dissipando as forças associadas com a carga. A cartilagem articular pode ser resumidamente subdividida em quatro zonas distintas com morfologia celular; composição biomecânica; orientações de colágeno; e, propriedades estruturais diferentes. Considerando as quatro zonas distintas da cartilagem articular, analise as afirmativas a seguir.
I. Camada superficial (zona I): na zona superficial, que fica adjacente à cavidade articular, as fibrilas de colágeno uniformes são arranjadas em paralelo e tangencialmente à superfície em 1 a 3 camadas. A zona I compreende cerca de 5 a 10% do volume da matriz.
II. Camada média (zona II): na zona média, a orientação da fibrila de colágeno é menos organizada. A zona II compreende 40 a 45% do volume da matriz.
III. Camada profunda ou radial (zona III): a camada profunda compreende 40 a 45% do volume da matriz. Ela é caracterizada por fibras de colágeno alinhadas radialmente que são perpendiculares à superfície da articulação e têm alto conteúdo de proteoglicanos.
IV. Zona calcificada (zona IV): a zona calcificada previne a difusão de nutrientes do tecido ósseo para dentro da cartilagem.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090180 Fisioterapia
Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma estrutura única e um dos mais importantes ligamentos para a estabilidade do joelho, servindo como restrição primária para a translação anterior da tíbia relativa ao fêmur e restrição secundária à rotação interna e externa do joelho que não está sustentando peso. LCA normal é capaz de ajustes microscópicos aos estresses internos com o tempo, influenciando, assim, a lassidão, os estresses e a cinemática da articulação, de modo sutil; porém, potencialmente importante. Um fator anatômico que contribui para o recrutamento seletivo de fibras durante a carga tênsil é a localização específica das inserções do LCA no fêmur e na tíbia. Sobre as circunstâncias que causam as mais altas cargas e esforços sobre o LCA durante as atividades diárias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Extensão poderosa do quadríceps no joelho, movendo-o de cerca de 40° de flexão para a extensão total. ( ) Rotação tibial externa excessiva; varo excessivo ou estresse valgo sobre a tíbia,se um ligamento colateral estiver rompido. ( ) Hiperextensão do joelho.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090181 Fisioterapia
O complexo da articulação do joelho é extremamente elaborado e inclui três superfícies articulares, que formam duas articulações distintas contidas dentro de uma simples cápsula: a patelofemoral e a tibiofemoral. Apesar de sua proximidade com a articulação tibiofemoral, a patelofemoral pode ser considerada uma entidade independente, da mesma maneira que as articulações craniovertebrais o são quando comparadas com o resto da coluna cervical. A superfície patelar do fêmur é dividida entre facetas medial e lateral, que correspondem à superfície posterior da patela. A articulação patelofemoral tem a função de, EXCETO:
Alternativas
Q2090182 Fisioterapia
A articulação do quadril é uma articulação esferoidal (bola e soquete) formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo do osso pélvico. A função primária do quadril é sustentar o peso da cabeça, dos braços e do tronco durante a postura ereta estática e durante as atividades dinâmicas, como caminhar, correr e subir escadas. Além disso, fornece uma via para a transmissão de forças entre a pelve e as extremidades inferiores. Três ligamentos extra-articulares fornecem estabilidade na articulação do quadril. Em relação a tais ligamentos, analise as afirmativas a seguir.
I. O ligamento iliofemoral é composto de duas partes: uma porção inferior (medial) e uma superior (lateral). É o ligamento mais forte do corpo, sendo orientado súpero-lateralmente e fundindo com o músculo iliopsoas. Ao limitar a amplitude da extensão do quadril, esse ligamento, com a ajuda do ligamento pubofemoral, permite a manutenção da postura ereta e reduz a necessidade de contração dos extensores do quadril na postura equilibrada. A adução do quadril enrijece a porção superior do ligamento iliofemoral.
II. O ligamento pubofemoral associa-se com a banda inferior do iliofemoral e com o músculo pectíneo. A sua orientação é mais ínfero-medial. Suas fibras enrijecem em extensão e em abdução e reforçam a cápsula articular junto à superfície medial.
III. O ligamento isquiofemoral gira posteriormente ao redor do fêmur e insere-se anteriormente, fortalecendo a cápsula. Esse ligamento, que enrijece com a rotação interna do quadril, é mais comumente lesionado do que os outros ligamentos do quadril.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: D
5: A