Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Fisioterapia - Terapia Intensiva

Foram encontradas 3 questões

Q2090130 Fisioterapia
O doente crítico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), muitas vezes, se depara com distúrbios na microcirculação, diminuição do suprimento sanguíneo para o componente musculoesquelético e edema tissular. Citologicamente, observam-se atrofia e diminuição das fibras musculares, edema mitocondrial e axonal, cuja compressão gera dano inespecífico no compartimento músculo-nervo, especialmente nos axônios distais, localizados na fáscia muscular. Fundamental no diagnóstico fisioterapêutico, analisa os mecanismos fisiopatológicos específicos da fraqueza muscular adquirida na UTI para prescrição adequada. O aumento da fadiga tem sido repetidamente documentado em pacientes com condições inflamatórias crônicas exacerbadas, sendo um fenômeno complexo, que envolve diversos fatores, EXCETO: 
Alternativas
Q2090153 Fisioterapia
Os movimentos voluntários ocorrem através de estímulos advindos do sistema nervoso. Sendo assim, as contrações da musculatura estriada esquelética são comandadas por neurônios motores que fazem sinapse com o músculo. Sobre os conceitos da junção neuromuscular (JNM), assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090154 Fisioterapia
A junção neuromuscular (JNM) é a região onde ocorre uma sinapse química entre um neurônio motor e a fibra muscular esquelética. O neurônio motor (região pré-sináptica) ramifica-se nas proximidades da fibra muscular. Na porção terminal dessas ramificações (botões sinápticos), vesículas contendo neurotransmissor são liberadas na fenda sináptica. O neurotransmissor interage com seus receptores presentes na membrana da célula muscular (região pós-sináptica), promovendo sua despolarização e iniciando a contração muscular. Podemos afirmar que o receptor em questão é nicotínico do tipo inotrópico permeável ao(s) íon(s):
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A