Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Farmacêutico - Análises Clínicas

Foram encontradas 3 questões

Q2092807 Farmácia
O principal documento de referência quando se trata do tema Bioética é a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO. Considerando que a Declaração trata de questões éticas relacionadas à medicina, às ciências da vida e às tecnologias associadas quando aplicadas ao ser humano, analise as afirmativas a seguir.
I. No que tange à Bioética, os interesses e o bem-estar da sociedade ou da ciência têm prevalência absoluta sobre o interesse individual.
II. Quando se trata do avanço do conhecimento científico, das práticas médicas e tecnologias associadas, os benefícios a pacientes e sujeitos de pesquisa devem ser maximizados e, eventuais danos a estes, devem ser minimizados.
III. Qualquer intervenção médica preventiva, diagnóstica e terapêutica só deve ser realizada com o consentimento prévio, livre e esclarecido do indivíduo envolvido, baseando-se em informação adequada.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2092808 Farmácia
A Bioética pode ser designada como uma nova ciência, cuja finalidade é estudar a conduta humana no campo da biologia e da atenção à saúde, tendo como base valores e princípios éticos. (Revista Brasileira de Análises Clínicas.)
Essa ciência tem como ferramenta de trabalho a ética filosófica e seus próprios princípios bioéticos, EXCETO: 
Alternativas
Q2092817 Farmácia
Além dos preceitos da bioética, o profissional farmacêutico está obrigado a observar, em suas atividades profissionais, seja em estabelecimentos farmacêuticos, seja em laboratórios de análises clínicas, o Código de Ética Farmacêutica, aprovado pela Resolução nº 711/2021 do Conselho Federal de Farmácia. Sobre suas disposições, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os farmacêuticos que transgredirem tal normativa, enquanto no exercício do serviço de atividade militar, não estão sujeitos à ação disciplinar dos Conselhos Regionais de Farmácia.
( ) A profissão farmacêutica deve ser exercida com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, ainda que com fins meramente mercantilistas.
( ) É direito do farmacêutico negar-se a realizar atos farmacêuticos que sejam contrários aos ditames da ciência, da ética e da técnica.
( ) O farmacêutico poderá utilizar as mídias sociais na divulgação de informações científicas, baseadas em evidências, nos limites legais e regulamentares, que esclareçam a população sobre o uso racional de medicamentos e abordem temas que promovam a saúde e a segurança do paciente, mesmo que essa divulgação tenha cunho promocional.
A sequência está correta em 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D