Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Dentista - Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Foram encontradas 4 questões

Q2090487 Odontologia
Mulher, 68 anos, com história de hipertensão, apresentou-se ao serviço odontológico com dor espontânea referida ao terceiro molar inferior esquerdo. Ao exame radiográfico foi observado que o dente em questão se apresentava totalmente irrompido e com cárie extensa. Após uma criteriosa avaliação, um diagnóstico de pulpite irreversível associada ao dente 38 foi definido. Na anamnese, a paciente relatou que tomava diariamente um anti-hipertensivo da classe dos antagonistas dos receptores da angiotensina; porém, havia esquecido de tomar tal medicação no dia da referida consulta de urgência odontológica. Outras informações clínicas não foram dignas de nota. O tratamento proposto foi a exodontia do dente responsável pela dor com a utilização de uma solução de prilocaína 3% com felipressina (dois tubetes). Diante do quadro hipotético apresentado, qual o limite máximo da pressão arterial verificada no momento da consulta, para que a paciente possa se submeter ao tratamento preconizado, com um risco pequeno de resultado adverso? 
Alternativas
Q2090490 Odontologia
O tratamento odontológico em uma paciente grávida não deverá causar efeitos adversos para o embrião/feto em desenvolvimento. Sobre o atendimento odontológico em mulheres gestantes, analise as afirmativas a seguir.
I. Em uma tomada radiográfica periapical, com a gestante corretamente protegida com avental de chumbo e colar cervical, a dose que o feto recebe é igual a 0,0001 mGʏ. II. Quanto aos efeitos dos raios X na grávida, o feto pode receber até 50 mGʏ sem que sofra dano algum, segundo o National Council of Radiation Protection. III. A suplementação de flúor na gestação só deve ser uma prática recomendada, se a água de abastecimento público não for fluoretada. IV. A sedação mínima, com agonistas de receptores de benzodiazepínicos, devem ser evitados em mulheres grávidas pelo risco de efeitos teratogênicos.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090508 Odontologia
O entendimento de que as restaurações não curam cárie é fundamental para o planejamento do tratamento dos pacientes acometidos com a doença cárie. Sobre o tratamento restaurador dos dentes com cárie, analise as afirmativas a seguir.
I. Pacientes assintomáticos com alta atividade de cárie deverão ter as cavidades aberta-fechadas com um cimento ionomérico, seguido de quatro aplicações tópicas de fluorfosfato acidulado (FFA) a 1,23% com um minuto de duração, em intervalos mensais. II. Lesões de cáries proximais estacionadas, quer em esmalte ou dentina, são mais resistentes ao processo carioso do que o esmalte e a dentina normais. III. Lesões cariosas não cavitadas nas superfícies proximais dos dentes anteriores, mesmo sendo ativas e apresentando imagem radiográfica envolvendo a dentina, podem ser tratadas com medidas preventivas. IV. As resinas de micropartículas são as mais indicadas para restaurações de classe III.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090513 Odontologia
As radiografias são exames complementares importantes para a avaliação periodontal, uma vez que oferecem informações que contribuem para o diagnóstico da doença, planejamento do tratamento e acompanhamento dos resultados. As interpretações radiográficas das imagens do periodonto devem sempre ser confrontadas com os parâmetros clínicos do paciente. Os sinais mais precoces de doença periodontal são detectados primariamente pelo exame clínico. Com a evolução do processo de doença, as alterações radiográficas, inicialmente sutis, tendem a progredir. Em relação aos aspectos radiográficos observados no periodonto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas.
( ) A radiografia é um método direto para se determinar a quantidade de perda óssea na doença periodontal; neste exame, é registrada a quantidade de osso perdida. ( ) As radiografias são importantes para indicar a morfologia interna e a profundidade dos defeitos, principalmente os do tipo cratera. ( ) Não é possível saber somente pela imagem radiográfica, se a redução do nível ósseo visível em radiografias é o resultado da doença periodontal ativa, ou se é uma sequela de uma doença já tratada. ( ) A presença de lâmina dura na crista óssea intacta pode ser um indicador de saúde periodontal, enquanto que sua ausência não confirma o diagnóstico de perda óssea.
A sequência está correta em 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: A