Questões de Concurso Militar PM-RN 2022 para Dentista - Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Foram encontradas 6 questões

Q2089599 Odontologia
No processo etiológico da doença cárie ocorre uma disbiose acompanhada pelo domínio de bactérias acidogênicas (produtoras de ácidos a partir do metabolismo anaeróbico do açúcar) e acidúricas (vivem bem em ambiente ácido). Além disso, tais bactérias são capazes de produzir substâncias que aumentam o potencial de aderência entre bactérias, servem como reserva energética, protegem as bactérias contra agentes antimicrobianos e dificultam a sua remoção mecânica pela escovação. Trata-se da substância:
Alternativas
Q2090490 Odontologia
O tratamento odontológico em uma paciente grávida não deverá causar efeitos adversos para o embrião/feto em desenvolvimento. Sobre o atendimento odontológico em mulheres gestantes, analise as afirmativas a seguir.
I. Em uma tomada radiográfica periapical, com a gestante corretamente protegida com avental de chumbo e colar cervical, a dose que o feto recebe é igual a 0,0001 mGʏ. II. Quanto aos efeitos dos raios X na grávida, o feto pode receber até 50 mGʏ sem que sofra dano algum, segundo o National Council of Radiation Protection. III. A suplementação de flúor na gestação só deve ser uma prática recomendada, se a água de abastecimento público não for fluoretada. IV. A sedação mínima, com agonistas de receptores de benzodiazepínicos, devem ser evitados em mulheres grávidas pelo risco de efeitos teratogênicos.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2090500 Odontologia
O flúor é a principal arma de combate à cárie dentária. A utilização do flúor nas suas mais variadas formas promoveu um declínio da cárie, observado a partir do final do século passado. Sobre o flúor empregado nos processos de desmineralização e remineralização dentária, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2090502 Odontologia
A melhor intervenção para a doença cárie está em auxiliar os pacientes a lidarem com os fatores que levam ao desenvolvimento da doença e com os que poderiam mitigá-la. Sobre a melhor abordagem da cárie, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Cáries que se iniciam em superfícies lisas dos dentes, nas faces vestibulares ou linguais, mesmo onde haja cavitação, com pequeno envolvimento da dentina, podem ser controladas, frequentemente, pelo paciente, de modo que o desenvolvimento da cárie seja detido. ( ) Todas as lesões de cáries limitadas às faces proximais dos dentes posteriores devem ser restauradas. ( ) Somente as lesões cariosas de raiz que envolvam a dentina necessitam de tratamento restaurador. ( ) Em casos de cáries de cicatrículas e fissuras de esmalte e que envolvam incipientemente a dentina, o uso de selantes permite a interrupção do progresso da doença, se o selante se mantiver intacto.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090508 Odontologia
O entendimento de que as restaurações não curam cárie é fundamental para o planejamento do tratamento dos pacientes acometidos com a doença cárie. Sobre o tratamento restaurador dos dentes com cárie, analise as afirmativas a seguir.
I. Pacientes assintomáticos com alta atividade de cárie deverão ter as cavidades aberta-fechadas com um cimento ionomérico, seguido de quatro aplicações tópicas de fluorfosfato acidulado (FFA) a 1,23% com um minuto de duração, em intervalos mensais. II. Lesões de cáries proximais estacionadas, quer em esmalte ou dentina, são mais resistentes ao processo carioso do que o esmalte e a dentina normais. III. Lesões cariosas não cavitadas nas superfícies proximais dos dentes anteriores, mesmo sendo ativas e apresentando imagem radiográfica envolvendo a dentina, podem ser tratadas com medidas preventivas. IV. As resinas de micropartículas são as mais indicadas para restaurações de classe III.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: D
5: C