Questões de Concurso Militar PM-GO 2022 para 2º Tenente - Médico Endocrinologia

Foram encontradas 32 questões

Q2016833 Medicina
Considerando as deficiências enzimáticas envolvidas na hiperplasia adrenal congênita, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. 3β-HSD tipo II. 2. StAR. 3. 11β-hidroxilase. 4. 21α-hidroxilase. 5. 17α-hidroxilase. 6. POR (p450 oxidorredutase).
( ) Ausência completa de esteroides adrenais e hiperplasia lipoídica por acúmulo de colesterol nas células adrenais. ( ) Excesso de mineralocorticoides com hipertensão grave e hipocalemia e DDS associado pela ausência de produção de andrógenos adrenais. ( ) Aumento na 17OH progesterona e clínica dependente do grau de mutação enzimática, podendo apresentar deficiência de mineralocorticoides e de cortisol, bem como hiperandrogenismo em diferentes graus. ( ) Faz parte das deficiências na HSRC com hipertensão. Essa última é secundária a aumento do 11-deoxicortisol e da DOC, sendo que ambos possuem efeito mineralocorticoide. ( ) É bastante rara. Não há produção de mineralocorticoides, cortisol e testosterona. Ocorre acúmulo do DHEA, um andrógeno fraco e incapaz de virilizar a genitália masculina de forma adequada. ( ) Pode provocar ambiguidade genital em ambos os sexos cromossômicos e tem um perfil hormonal misto da deficiência de 21αhidroxilase e de 17α-hidroxilase.
Alternativas
Q2016835 Medicina
Paciente do sexo feminino comparece ao ambulatório para acompanhamento. Ela tem 64 anos, com estado funcional e cognitivo mantidos, está em uso de carvedilol 12,5mg 12/12 horas, losartan 25mg/dia, ácido acetilsalicílico 100mg/dia, clopidogrel 75mg/dia, rosuvastatina 20mg/dia e metformina XR 2g/dia devido a histórico de hipertensão, Diabetes Mellitus e doença arterial coronariana com infarto do miocárdio há 2 anos. Ao exame, PA= 124/70mmHg, FC= 62bpm, FR= 16rpm, SpO2= 96% (ar ambiente); bulhas cardíacas rítmicas normofonéticas com sopro sistólico em foco aórtico ++/6 e aórtico acessório, murmúrio vesicular presente simétrico bilateralmente sem ruídos adventícios, abdome inocente, membros inferiores sem edema. Exames laboratoriais: Creatinina= 1,1mg/dL Valor de referência – VR: 0,5-1,2), CKD-EPI= 53ml/min, potássio= 4,6mEq/L, Glicemia de jejum= 135mg/dL, hemoglobina glicada (HbA1c)= 7,5%, Microalbuminúria= 320mg/g creatinina, Colesterol total= 170mg/dL, HDL-c= 48mg/dL, LDL-c= 91,6mg/dL, triglicerídeos= 152mg/dL. Considerando as informações apresentadas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A pressão arterial está na meta recomendada e a meta de HbA1c é menor de 7,0%. II. A meta do LDL-c é 70mg/dL e do colesterol não HDL é 100mg/dL. III. Associar ezetimiba nesse momento para atingir a meta de LDL-c não é uma boa opção terapêutica. IV. Deve-se aumentar a dose de losartan para reduzir a microalbuminúria e o risco de disfunção renal. V. Devido ao elevado risco cardiovascular e para reduzir o risco de disfunção renal, há indicação da prescrição de inibidores de SGLT-2.
Alternativas
Q2016836 Medicina
Paciente feminina de 28 anos, história prévia de acromegalia, já submetida a duas cirurgias. Atualmente, usa lanreotida, com bom controle da patologia. Em consulta, ela relata o desejo de engravidar. Sobre esse caso, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta. 
Alternativas
Q2016837 Medicina
Mulher de 35 anos de idade com história de carcinoma medular de tireoide operado na infância foi orientada na gestação a fazer o rastreamento de neoplasia endócrina múltipla em seu filho. Comparece ao consultório do endocrinologista com os exames evidenciando a presença de mutação do proto-oncogene RET no códon 620. Assinale a alternativa que apresenta em qual categoria de risco de CMT familiar essa paciente se enquadra, a conduta adequada quanto a esse risco e a conduta para avaliação de hiperparatireoidismo primário (HPTP).
Alternativas
Q2016838 Medicina
Sobre os distúrbios do PTH, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Mulher de 56 anos foi submetida à paratireoidectomia por hiperparatireoidismo primário. Apresentava tumor marrom em mandíbula e nefrolitíase. No segundo dia pósoperatório, apresentou parestesia perioral e fraqueza muscular. Os exames mostraram cálcio 6,8mg/dL (VR 8,5-10,2), Fósforo 1,9 mg/dL (VR 2,5-4,5) e Mg 1,5mg/dL (VR 1,5- 2,5mg/dL), 25-OH-D 28ng/mL (VR>30). A hipótese mais provável é de hipocalcemia por fome óssea. ( ) A dosagem de PTH durante cirurgia de tireoidectomia é útil no sentido de ajudar a identificar os pacientes com maior risco de hipocalcemia no pós-operatório. Um PTH dosado 20 minutos após a cirurgia > 15pg/mL indica baixo risco de hipocalcemia, não sendo necessária monitorização intensa da calcemia. ( ) Os níveis de PTH tendem a ser menores nos pacientes de raça negra, maiores com o avançar da idade e com maiores índices de massa corpórea. Além disso, não sofrem influência com uso de suplementos de biotina. ( ) O sinal de Chvostek se caracteriza por contração da musculatura facial ipsilateral à percussão do zigoma enquanto o sinal de Trousseau, mais sensível e menos específico que o primeiro, caracteriza-se por espasmo carpal quando se mantém a pressão do manguito pelo menos 10 mmHg acima da pressão arterial sistólica por 5 minutos. Ambos sugerem hipocalcemia. ( ) A principal causa de hipoparatireoidismo é pós-cirúrgica, ocasionada pelo acometimento das paratireoides durante tireoidectomia ou paratireoidectomia total. Em adultos, quando não se identifica história de cirurgia ou irradiação cervical, deve-se pensar nas doenças hereditárias, como etiologia do hipoparatireoidismo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: X
5: C