Questões de Concurso Militar PM-GO 2022 para 2º Tenente - Médico Cirurgião Geral

Foram encontradas 17 questões

Q2015653 Medicina
Mulher de 65 anos vem ao pronto atendimento com queixa de dor abdominal súbita, de forte intensidade, em região epigástrica, associada a náuseas e vômitos. Ao exame físico, encontra-se descorada e taquicárdica, com dor à palpação superficial e profunda do abdome, há presença de timpanismo à percussão de hipocôndrio direito. Paciente com histórico de uso crônico de AINEs devido à lombalgia crônica.
Qual é o sinal semiológico descrito no exame físico e qual é o provável diagnóstico sindrômico da paciente?
Alternativas
Q2015654 Medicina
Homem de 55 anos, tabagista e etilista vem ao pronto atendimento com queixa de dor abdominal intensa, com início há 12 horas. Ao exame físico, apresenta-se hipocorado, taquicárdico, abdome rígido, dor difusa à palpação profunda e superficial, com dor à descompressão. É realizada laparotomia exploradora, evidenciando-se úlcera pré-pilórica perfurada com aproximadamente 2 cm de diâmetro.
Diante do quadro, qual é a melhor conduta a tomar? 
Alternativas
Q2015655 Medicina
Paciente do sexo masculino de 67 anos é admitido na sala de emergência devido a hematêmese volumosa há 2 horas. Após realização de medidas de suporte iniciais, esse paciente foi submetido à endoscopia digestiva alta, a qual revelou úlcera em pequena curvatura, de aproximadamente 1 cm, com coto vascular visível. Qual é a classificação de Forrest e o risco de ressangramento da lesão? 
Alternativas
Q2015656 Medicina
Homem de 50 anos, cirrótico, chega à sala de emergência devido a hematêmese volumosa há 2 horas. Ao exame físico, descorado, taquicárdico, Glasgow 8. São realizadas medidas iniciais de suporte, via aérea invasiva, ressuscitação volêmica, hemoconcentrados e drogas vasoativas, porém sem sucesso. Qual é a provável etiologia da hemorragia digestiva do paciente e qual é a melhor conduta perante o caso? 
Alternativas
Q2015657 Medicina
Mulher de 65 anos, histerectomia há 20 anos, com queixa de parada de eliminação de fezes e flatos há 3 dias, e vômitos há 1 dia. Abdome globoso, distendido, dor à palpação profunda, sem dor à descompressão, ruídos hidroaéreos aumentados, toque retal sem presença de fezes em dedo de luva; leucograma com 8.000 leucócitos sem desvio à esquerda. Qual é o melhor manejo inicial para essa paciente?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: C