Questões de Concurso Militar PM-ES 2022 para 1º Tenente Dentista (QOD) - Cirurgião Dentista - Endodontia

Foram encontradas 14 questões

Q2045954 Odontologia
Cistos dentígeros frequentemente acometem terceiros molares inferiores. Podem ser assintomáticos e, muitas vezes, são descobertos em exames radiográficos de rotina. Assinale a alternativa que apresenta as características radiográficas típicas de um cisto dentígero relacionado a terceiros molares. 
Alternativas
Q2050797 Odontologia
Quando se faz o planejamento restaurador de dentes posteriores tratados endodonticamente, deve-se considerar a necessidade de preparação do conduto e a instalação de pinos intrarradiculares. Em relação a esse assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em comparação aos dentes anteriores, os molares têm maior estrutura dentária e maior volume de câmara pulpar. Por essa razão, a indicação de pinos intrarradiculares é menos frequente.
( ) Em molares que serão apoios de próteses parciais removíveis, deve-se sempre utilizar pinos intrarradiculares, uma vez que sobre o dente atuarão cargas de compressão e cisalhamento durante a mastigação.
( ) Comparativamente aos molares, os dentes pré-molares tendem a receber pinos intracanais com maior frequência, uma vez que forças de compressão e de cisalhamento incidem sobre esses dentes durante a mastigação. 
Alternativas
Q2050798 Odontologia
Paciente com 34 anos de idade, sexo masculino, apresenta o dente 11 tratado endodonticamente e fraturado na sua porção coronária a 3 mm da região cervical. Por essa razão, o profissional julgou ser necessária a indicação de pino intracanal a fim de promover retenção à restauração coronária indireta por meio de coroa total em material cerâmico. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa mecânica correta para que seja indicado o pino intracanal pré-fabricado de fibra de vidro (PFV) ou o núcleo metálico fundido (NMF).
Alternativas
Q2050802 Odontologia
Avaliar o acesso ao local cirúrgico é um dos passos mais importantes na seleção de casos para a cirurgia perirradicular. Na região mandibular posterior, avaliar a profundidade do fórnice vestibular geralmente é um bom preditor da possível dificuldade envolvida em obter acesso aos dentes posteriores inferiores. Durante o exame clínico, quando o profissional se depara com um vestíbulo raso, é um indício de qual condição clínica?
Alternativas
Q2050806 Odontologia
Durante o preparo do conduto radicular de um dente tratado endodonticamente que irá receber um pino de fibra de vidro, aspectos técnicos diversos devem ser levados em consideração visando à melhor retenção do pino às paredes dentinárias, já que a retenção friccional é o fator preponderante na retenção de pinos de fibra de vidro no interior dos canais radiculares. Sobre os possíveis aspectos técnicos envolvidos com o preparo do conduto intraradicular e a cimentação adesiva de pinos de fibra de vidro em seu interior, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Quando fresas são fornecidas para formatar o conduto de acordo com as configurações do pino fornecido pelo fabricante, as fresas iniciais somente desobstruem o conduto, enquanto as finais conferem ao canal radicular a formatação adequada para receber o respectivo pino.
( ) O desgaste da parede dos condutos com fresas específicas promove a formação de lama dentinária (smear layer), camada que deve ser condicionada, por meio de esfregaço por 20 segundos com ácido poliacrílico de 8 a 12%, ao ser indicado cimento de ionômero de vidro como agente de cimentação.
( ) A fim de proporcionar maior imbricamento mecânico dos cimentos, pode ser recomendável o jateamento cuidadoso da superfície dos pinos com óxido de alumínio (50µm). 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: A
5: A