Questões de Concurso Militar PM-ES 2022 para 1º Tenente Dentista (QOD) - Cirurgião Dentista - Clínica Geral

Foram encontradas 8 questões

Q2045969 Odontologia
Paciente de 34 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se para atendimento odontológico com fratura coronária do dente 23. Após a realização do exame clínico e radiográfico, verificou-se que o tratamento mais indicado seria a exodontia desse elemento. Considerando que a raiz fraturada remanescente apresenta-se em nível ósseo na face vestibular e supraósseo na face palatina, assinale a alternativa que apresenta uma técnica indicada para exodontia de dentes unirradiculares nessas condições clínicas.
Alternativas
Q2045971 Odontologia
Quando o tratamento endodôntico não pode ser completado em uma única sessão, indica-se a utilização de medicações intracanal a fim de inibir a proliferação bacteriana. O hidróxido de cálcio é um exemplo. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta o mecanismo de ação do hidróxido de cálcio em bactérias quando utilizado na forma de pasta (ou seja, quando é misturado com água).
Alternativas
Q2045972 Odontologia
Em procedimentos restauradores em dentes vitais, é comum a utilização de materiais forradores de cavidade, que têm por finalidade potencializar o processo de restabelecimento da normalidade do tecido pulpar, colaborando para a manutenção dessa vitalidade. O agregado trióxido mineral (MTA) é um desses materiais. Em relação às características desse material, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Apesar da semelhança com o cimento Portland, as partículas do MTA são menores e mais regulares. ( ) O MTA tem comportamento semelhante ao hidróxido de cálcio, porém estimula a formação de barreira dentinária de forma mais homogênea e contínua. ( ) Em presença de umidade, o MTA torna-se excessivamente duro e, quase imediatamente, apresenta alta resistência à compressão.
Alternativas
Q2045975 Odontologia
Paciente de 38 anos de idade, sexo masculino, compareceu ao consultório odontológico por ter fraturado uma restauração oclusal de amálgama do dente 36 enquanto se alimentava. O paciente expressou seu desejo de substituir a restauração perdida por uma restauração em resina composta, que foi realizada dentro de todos os preceitos técnicos pelo profissional que o atendeu. Entretanto, logo após o procedimento e o efeito do anestésico passar, o paciente passou a notar sensibilidade no dente ao mastigar. Quando retornou ao consultório, após examinar o paciente e considerando todos os aspectos possíveis, o profissional suspeitou tratar-se da síndrome do dente rachado no dente em questão. Ainda assim, mesmo após a remoção da restauração, não foi possível evidenciar qualquer traço de fratura. Diante do exposto, dentre as alternativas a seguir, qual pode subsidiar o diagnóstico de possíveis traços de fratura coronária em dentes posteriores?
Alternativas
Q2045978 Odontologia
Paciente de 69 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se para consulta odontológica com queixa de dor no elemento 28 já irrompido. O dente apresenta grande destruição coronária, com indicação para exodontia. No ato transoperatório, a tuberosidade posterior da maxila foi fraturada. Assinale a alternativa correta a respeito desse caso clínico, considerando apenas as características descritas no enunciado. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B
5: A