Questões de Concurso Militar CBM-RJ 2015 para Soldado do Corpo de Bombeiro - Guarda Vidas

Foram encontradas 8 questões

Q718055 Português
Assinale a alternativa em que todas as palavras presentes alteram o significado quando, e se, submetidas à mudança de gênero:
Alternativas
Q718064 Português

"Gravei a tristeza, a resignação, a imagem das crianças minúsculas e seminuas, contentes, comendo lixo. Sentadas sobre o lixo, uma cuidando do irmãozinho menor, que escalava a montanha de lixo; criadas como suas mães, acreditando que Deus queria isso. (...)

Acabo de assistir a uma reportagem sobre crianças do Brasil que vivem do lixo.

Digamos que são o lixo deste País, e nós permitimos ou criamos isso. Eu mesma vi, com estes olhos, gente morando junto de lixões, e crianças disputando com urubus pedaços de comida estragada para matar a fome.”

(Lya Luft. Os filhos do lixo. Revista Veja, Ed. 2160, 14 de abril 2010 – fragmento adaptado)

Assinale a alternativa que contém a afirmativa incorreta, tomando-se por base o texto de Lya Luft:

Alternativas
Q718065 Português

“A linguagem e a vida são uma coisa só. Quem não fizer do idioma o espelho de sua personalidade não vive; e como a vida é uma corrente contínua, a linguagem também deve evoluir constantemente. Isto significa que como escritor devo me prestar contas de cada palavra e considerar de cada palavra o tempo necessário até ela ser novamente vida.”

(João Guimarães Rosa. WWW. Tirodeletra.com.br/ entrevistas – 1965)

Dentre as opções abaixo, considerando o que informa o texto, uma está incorreta. Assinale-a.

Alternativas
Q718069 Português
Assinale a alternativa em que foi preservada a norma padrão da escrita, não tendo, por isso, se consumado a tentativa de “assassinato” da Língua Portuguesa.
Alternativas
Q718070 Português

“A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E porque à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.”

(Marina Colasanti. Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro, Editora Rocco, 1996. pág. 09.)

O texto contém cinco frases, sendo que as quatro últimas começam com “e porque”. De acordo com o que expressa o texto, essa prática pode ser entendida como um

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: E
5: B