Questões de Concurso Militar PM-MG 2015 para Analista de Gestão da Polícia Militar - Serviço Social

Foram encontradas 3 questões

Q656488 Serviço Social
As ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias empreendidas por Assistentes Sociais, para Mioto (2009,p.09), precisam assumir determinadas características, dentre as quais podemos destacar:
Alternativas
Q656489 Serviço Social

Mioto (2009), no texto “Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias”, descreve algumas das abordagens utilizadas pelo Serviço Social, dentre elas as denominadas “orientação” e “acompanhamento” (OP.CIT.,p.2-3). Verifique as alternativas abaixo a fim de identificar quais possuem correspondência ao pensamento da autora no trecho citado.

I. A orientação e o acompanhamento são ações de natureza socioeducativa que, como os próprios nomes indicam, interferem diretamente na vida dos indivíduos, dos grupos e das famílias.

II. A orientação e o acompanhamento são abordagens que o Assistente Social não tem utilizado atualmente em decorrência das argumentações em contrário do conjunto CFESS/CRESS.

III. A orientação e o acompanhamento são determinadas pelo paradigma teórico-metodológico e ético-político dos profissionais que as realizam.

IV. A orientação e o acompanhamento não assumem objetivos diferenciados e formas particulares de desenvolvimento de acordo com as demandas e as necessidades advindas dos diferentes âmbitos em que transitam os assistentes sociais.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q656494 Serviço Social

As afirmativas abaixo evocam a discussão acerca do conceito de Família e sua relação com o Serviço Social. Analise-as tomando como referência a obra de Mioto (2010), no texto “Família, trabalho com famílias e Serviço Social”.

I. O trabalho com famílias esteve por um longo período relegado a um segundo plano pelo Serviço Social brasileiro.

II. Atualmente, dado o amadurecimento teórico e metodológico do Serviço Social brasileiro é impraticável a construção de um debate em torno do trabalho com famílias ancorado em premissas teórico-metodológicas da teoria social crítica.

III. No período de 1970 à 2000 a família alcançou o estatuto de objeto de estudo privilegiado no âmbito do Serviço Social brasileiro.

IV. Nos anos 1990 a questão da família vai ter grande visibilidade no Serviço Social brasileiro isso considerando-se a produção teórica da profissão no período.

Podemos concluir que:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D