Questões de Concurso Militar PM-MG 2015 para Analista de Gestão da Polícia Militar - Serviço Social

Foram encontradas 4 questões

Q656486 Serviço Social
Behring (2008, p. 149) analisa o papel assumido pelo Estado durante os primeiros anos do governo de Fernando Collor como presidente do Brasil. A autora nos coloca que nesse período foi proposto que fossem realizadas “reformas” no Estado Brasileiro. Assim, selecione a afirmativa abaixo em que há uma menção correta ao que era entendido como “reforma” do Estado no período em questão.
Alternativas
Q656496 Serviço Social

A discussão de Iamamoto (2009) busca abordar aspectos contemporâneos presentes na prática do Assistente Social brasileiro. Segundo a autora é fundamental ao Serviço Social apreender os aspectos afetos à questão social na atualidade. Tomando como referência a abordagem de Iamamoto (2009, p. 27 – 30) sobre a questão social avalie as afirmativas abaixo, atribuindo os valores verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) A questão social é apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura.

( ) A questão social é desigualdade, mas, é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem e se opõem.

( ) Apreender a questão social é também romper com as múltiplas formas de pressão social, de invenção e reinvenção da vida construídas no cotidiano.

( ) A profunda transformação processada pelas inflexões verificadas no padrão de acumulação capitalista não trazem condicionamentos à questão social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta aos valores atribuídos às afirmativas, de cima para baixo.

Alternativas
Q656497 Serviço Social

Considere as proposições abaixo:

I. A globalização da economia é assentada na intensificação de estratégias de distribuição geográfica do capital, da produção e seu controle.

II. A globalização do capital é acompanhada da globalização do trabalho e apresenta um novo perfil do trabalhador denominado “trabalhador coletivo desterritorializado”.

III. Na produção ampliada do capital em escala global cresce a problemática do trabalho e as contradições das relações sociais de produção.

IV. A globalização do capital não globaliza as desigualdades e diversas manifestações da questão social, essas vinculadas apenas a territórios específicos.

Correspondem ao pensamento de Freire (2006, p. 32- 33) as proposições:

Alternativas
Q656498 Serviço Social

Freire (2006) realiza uma análise sobre o processo de reestruturação produtiva que condicionou as relações sociais, inclusive as relações de trabalho, considerando a realidade brasileira. De acordo com o pensamento de Freire (2006,p. 31), avalie as afirmativas abaixo:

I. A reestruturação produtiva resulta em perdas sociais e na mutilação do corpo, mente e capacidade de luta do trabalhador.

II. Posterior a década de 90, em virtude da reestruturação produtiva no Brasil, temos a ampliação dos postos estáveis de emprego.

III. No Brasil, o processo de reestruturação produtiva consolidou-se a partir do governo Collor de Mello, em 1989.

IV. A reestruturação produtiva no Brasil acontece no estágio em que a produção capitalista estava assentada no modo de produção fordista.

Correspondem ao disposto por Freire (2006,p. 31) as afirmativas:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C